Os últimos tempos têm sido polémicos no setor automóvel da Xiaomi, após a limitação de potência do SU7 Ultra e o lançamento do capô de fibra de carbono. No entanto, a marca está prestes a apresentar o seu primeiro veículo utilitário desportivo (SUV) e tal irá acontecer já esta quinta-feira, dia 22 de maio, na China.
Nesta data, será apresentado o Xiaomi YU7 e a confirmação oficial foi dada pela própria marca, através da rede social Weibo. Na descrição da publicação, a Xiaomi escreve: "testemunhem juntos um novo começo para o 15º aniversário da Xiaomi".
Sobre este novo lançamento da Xiaomi
Como refere a CnEV Post, o dia promete ser histórico para a Xiaomi, não só por causa da apresentação do seu primeiro SUV, mas também pelo lançamento do primeiro processador da marca. Na quinta-feira, também será lançado o telemóvel Xiaomi 15S Pro e o tablet Xiaomi 7 Ultra.
Novamente sobre os automóveis da Xiaomi, este será o terceiro a ser lançado pela gigante tecnológica. A estreia oficial foi feita com o SU7, a 28 de março de 2024. Passado pouco menos de um ano, em fevereiro de 2025, foi lançado o SU7 Ultra.

Quanto ao Xiaomi YU7, o anúncio do nome do automóvel foi feito em dezembro de 2024. Segundo a mesma fonte de informação, este vai ser lançado no mercado chinês entre junho e julho de 2025.
Ainda não sabemos se o carro irá chegar ao mercado global. O mesmo não podemos dizer sobre o Xiaomi SU7 Ultra, que a marca já confirmou que irá ser lançado noutros mercados, durante o ano de 2027.
As especificações esperadas no Xiaomi YU7
Como a 4gnews noticiou anteriormente, espera-se que o Xiaomi YU7 vá ter uma versão de motor único, capaz de oferecer 835 quilómetros de autonomia. Efetivamente, é um valor bastante acima da média.
Espera-se ainda que vá ter 4,99 metros de comprimento, 1,99 metros de largura e 1,60 metros de altura. A distância entre eixos, por sua vez, deverá ser de 3 metros. Tudo indica que terá um motor de 235 kW de potência com consumo de 13,3 kWh por cada 100 quilómetros.
Fica ainda por esclarecer o tempo de carregamento do Xiaomi YU7. No entanto, a boa notícia é que já não falta muito para sabermos mais novidades. A Xiaomi arrancou a todo o gás no setor automóvel, mas, tal como dito anteriormente, as últimas semanas têm sido conturbadas.
Tanto assim é que o próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, admitiu que este é “o período mais difícil desde a fundação” da marca. Resta esperar para ver se a marca dá a volta por cima ou não.