
Nas últimas horas, ficamos a conhecer os grandes vencedores dos The Game Awards 2025 e a edição deste ano foi, no mínimo, surpreendente. Contrariando todas as expectativas, o destaque da noite foi o jogo “Clair Obscur: Expedition 33”.
Pode dizer-se que o jogo em questão não ganhou: dominou mesmo. Ao todo, ganhou 9 prémios, incluindo o mais importante de todos: o de Jogo do Ano. Apesar de ser um jogo conhecido, não é, de todo, um dos mais populares da indústria.
Na luta até ao grande prémio dos The Game Awards 2025, o jogo “Clair Obscur: Expedition 33” bateu jogos como “Death Stranding 2: On the Beach” e “Kingdom Come: Deliverance II”. O jogo em questão ganhou categorias como Melhor Narrativa , Melhor Direção de Jogo , Melhor Banda Sonora e Melhor Atuação (Jennifer English).
Afinal, em que consiste o “Clair Obscur: Expedition 33”?
Quanto ao jogo em si, podes ver o seu trailer oficial no vídeo em cima. Por definição própria, este “é um RPG por turnos inovador, com mecânicas em tempo real únicas”, repleto de batalhas, num “mundo de fantasia inspirado na Belle Époque francesa, onde podes combater contra inimigos devastadores”.
A grande protagonista aqui é “A Pintora”, um ser misterioso que anualmente desperta para pintar um número. Todos os que atingem esse número em idade morrem. No ano do jogo, o número escolhido foi 33.
Como tal, terás de jogar enquanto membro da Expedição 33, um grupo que quer destruir a Pintora antes dela acordar novamente. Como referem os nossos colegas da SmartPrix, o que saltou mais à vista dos críticos foi a forma como revitalizaram o estilo RPG em turnos. Tudo isto com uma identidade visual altamente trabalhada.
Foi um vencedor surpreendente, é um facto, mas uma coisa é certa: “Clair Obscur: Expedition 33” merece a nossa atenção. Neste momento, podes comprar o jogo para a PS5 por 39,99€. Tem avaliações de 4,89 estrelas em 5 possíveis.
