Oficial! ChatGPT vai ter nova versão grátis (e poderá dar-te muito jeito)

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

O ChatGPT pode ser extremamente útil em imensas tarefas e a boa notícia é que vamos ter uma nova versão gratuita deste modelo de Inteligência Artificial (IA). Neste caso, trata-se do nível “o3-mini” que vai ficar acessível para todos, em breve.

A notícia foi adiantada pelo próprio CEO da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT. Num post feito por Sam Altman, no X, antigo Twitter, este confirmou a novidade. O próprio também deu conta que os utilizadores Plus vão fazer “muito uso do o3-mini”, sem detalhar mais informação.

big news: the free tier of chatgpt is going to get o3-mini!(and the plus tier will get tons of o3-mini usage)

— Sam Altman (@sama) 23 de janeiro de 2025

O que sabemos sobre o lançamento do o3-mini?

Com base nas palavras de Altman, é previsível que a nova versão do ChatGPT fique disponível dentro de “algumas semanas”. Como destaca a Tech Radar, o CEO da OpenAI fez esta afirmação a 17 de janeiro.

Espera-se ainda que o o3-mini seja uma versão bem mais complexa do que a do o1-mini, que foi lançada no ano passado. Segundo a mesma fonte, poderá, por exemplo, resolver problemas científicos, matemáticos (e não só) de maior dificuldade.

GPT

Um dos aspetos onde o o3-mini deverá dar um “salto” considerável é ao nível do raciocínio. É expectável também que o utilizador possa definir o tempo máximo de pensamento permitido ao modelo de IA. Como tal, haverá opções de “baixo cálculo” e opções de “alto cálculo”.

Recorde-se que o anúncio do o3-mini foi feito no mês de dezembro. Por enquanto, ainda não se sabe se haverá lugar a um limite de prompts. De qualquer maneira, a boa notícia é que já não teremos de esperar muito tempo para o descobrir.

Exemplos práticos do o3 mini

No vídeo em baixo, é possível ver o o3-mini em ação, numa publicação feita no Youtube da OpenAI. A partir do minuto 13, por exemplo, é pedido ao modelo de IA que escreva código informático, em Python, para criar uma grande caixa de texto e um botão.

Como é possível verificar, no espaço de alguns segundos, esta versão do ChatGPT oferece uma resposta altamente especializada e que funciona. O resultado final pode ser visto a partir dos 14 minutos e 5 segundos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.