O mais recente congresso do grupo Meta (ex Facebook) o Meta Connect 2023 deu a conhecer os avanços do grupo liderado por Mark Zuckerberg em três grandes áreas: 1- Realidade Mista, 2 - Avanços em IA e 3- Próxima Geração de Óculos Inteligentes.
Foi durante o décimo evento anual da Meta que o CEO e fundador Mark Zuckerberg partilhou alguns detalhes sobre os progressos feitos nas áreas da realidade mista, alémd dos avanços em IA e os futuros óculos de Realidade Aumentada, entre outras novidades.
Meta Quest 3 promete impulsionar a Realidade Mista
Assim, segundo afirmou o próprio Zuckerberg, a realidade mista vai tornar-se mainstream com o Meta Quest 3. Mais concretamente o Meta Quest 3 é o primeiro headset convencional do mundo desenvolvido para realidade mista.
Além disso, é o mais poderoso até agora como seria de esperar numa nova geração de produto. Desse modo, com o dobro da capacidade de processamento gráfico do Quest 2, o Quest 3 é também o primeiro dispositivo do mundo a apresentar a nova plataforma ‘Snapdragon XR2 Gen 2’ desenvolvida em colaboração com a Qualcomm Technologies.
O melhor de tudo? É completamente independente (sem fios, sem bateria) – nada que quebre a sensação de presença! Igualmente importante é o seu preço que começa partir de 499,99 dólares. Note-se, a propósito, que o Quest 3 será lançado no dia 10 de outubro e as pré-reservas já estão disponíveis par aos interessados.
Jogos, serviços e mais entretenimento com os novos Quest 3 da Meta
Segundo o próprio grupo Meta, com o Quest 3, é possível mergulhar numa extensa biblioteca de conteúdos com jogos e experiências para todos os gostos. Ademais, a biblioteca de conteúdos do Quest contará com melhor aparência e desempenho no Quest 3.
Nesse sentido, terá suporte a mais jogos e títulos bem conhecidos incluindo ‘The Walking Dead: Saints & Sinners’. Além disso teremos o tão aguardado ‘Asgard’s Wrath 2’, ‘Stranger Things’ em Realidade Virtual e muitos outros títulos.
O novo Quest permite utilizar o Xtadium para transmitir jogos da NBA e lutas de MMA, assistir concertos ao vivo no Red Rocks e iHeartRadio Live, utilizar o YouTube VR ou aplicações de stream como Peacock e Pluto TV.
Além de entretenimento, Quest 3 está pronto para o Adobe Substance 3D Modeler, lançado este ano, ou o Microsoft Mesh for Teams com reuniões de trabalho imersivas. Aliás, sendo que o prórpio Microsoft 365 vai ser lançado no final do ano.
Vários avanços da Inteligência Artificial (já para o Instagram)
A IA está a possibilitar novas formas de conexão e expressão, graças ao poder das tecnologias generativas, tal como aponta o próprio grupo Meta. As novidades chegadual mas brevemente à rede social Instagram, por exemplo.
Assim, foram apresentadas novas experiências e recursos de IA que podem melhorar as conexões das pessoas com outras pessoas e fornecer as ferramentas para se ser mais criativo, expressivo e produtivo.
Por exemplo, teremos novas as experiências de IA, incluindo IAs, stickers de IA, restyle, cenário e AI studio, segundo deu a conhecer a empresa durante o evento próprio.
Temos ainda os óculos Ray-Ban - Meta Smart
Por fim, temos ainda uns novos óculos construídos em parceria com a EssilorLuxottica. São a próxima geração de óculos inteligentes foi projetada para que o utilizador possa ficar conectado sempre que quiser.
Assim poderá captar facilmente o momento e partilhar as suas experiências com amigos, familiares ou com o mundo. Ou pelo menos assim o apresentou a próprio Meta.
De qualquer modo, agora já é possível transmitir ao vivo diretamente a partir dos óculos inteligentes para amigos e seguidores no Facebook / Instagram. O preço? Custa a partir de 299 dólares, a coleção de óculos inteligentes Ray-Ban Meta será lançada a 17 de outubro.
Para os interessados, já é possível fazer a pré-reserva no website da Ray-Ban, bem como através do website do grupo Meta.
Editores 4gnews recomendam: