O teu smartphone Android vai ter uma nova funcionalidade que vais adorar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Prepara o teu smartphone Android para uma nova funcionalidade que vai dar que falar. O seu nome oficial é "Nearby Share", porém, é também conhecido com o "AirDrop" do sistema Android.

Ou seja, a funcionalidade será basicamente a mesma do Apple AirDrop. Conseguirás transferir ficheiros de forma rápida e segura para outros dispositivos.

Google Nerby Share chega em agosto

A nova funcionalidade baterá nos smartphones Android com o sistema "6 Marshmallow" ou superior. Os utilizadores terão a possibilidade de clicar num ficheiro e partilhar de forma simples para outro dispositivo com esta funcionalidade.

Ao que parece, o Google Chrome também a terá. Isto significa que poderás transferir ficheiros para o PC ou Mac da mesma forma. Simplesmente precisarás de estar a utilizar o browser da Google.

Como chegará a atualização da nova funcionalidade

Tudo indica que a atualização chegará a todos os utilizadores com uma atualização de sistema. Contudo, como sempre, temos de perceber que o sistema Android é vasto em fabricantes.

Ou seja, poderás receber esta funcionalidade em tempos diferentes mediante a fabricante do teu smartphone. Os primeiros a ter a funcionalidade serão os Google Pixel e smartphones com Android One. Por exemplo, os Nokia ou os "Mi A" da Xiaomi.

Logo depois, espera-se que fabricantes como a Samsung, OnePlus e Xiaomi (com MIUI) nos revelem a funcionalidade nas suas atualizações de sistema.

Não temos ideia se os smartphones da Huawei receberão a característica. Ainda que seja uma implementação no sistema Android, é uma aplicação e funcionalidade da Google. Ou seja, teremos mesmo de esperar para ver.

Em suma, é bom ver uma funcionalidade tão boa quanto o AirDrop no sistema Android. Já há muito que os utilizadores pediam isto para evitar transferir ficheiros por Bluetooth ou por Apps mensagens onde, normalmente, os ficheiros perdem qualidade.

Antes de ires, vê os melhores telemóveis Xiaomi, todos disponívels em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: máquina de barbear chega oficialmente a Portugal (e surpreende)
  • Xiaomi lança ventoinha inteligente em Portugal para te refrescar no verão
  • Fortnite transforma uma das mais populares danças do TikTok em novo Emote!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.