Depois de começar a reformular o ecossistema digital com a substituição do Google Assistente pela sua nova IA generativa, o Gemini, a próxima etapa da Google parece apontar diretamente para os sistemas dos automóveis.
E não estamos a falar apenas do Android Auto. Há indícios claros de que o Android Automotive OS também receberá em breve o Gemini, integrando a IA no próprio sistema de infoentretenimento dos veículos.
O plano da Google: Gemini em todo o lado
O objetivo é claro: substituir o Google Assistente pelo Gemini em todas as plataformas onde antes reinava o assistente tradicional. Isso inclui smartphones, ecrãs inteligentes (smart displays) e, claro, automóveis.
No caso do Android Auto — o sistema que espelha o conteúdo do smartphone no ecrã do carro — o Gemini ainda está em fase de desenvolvimento, com uma capacidade de resposta algo limitada e genérica nas consultas mais complexas.
Ainda assim, lida bem com comandos básicos, como reproduzir músicas no Spotify, sugerindo que já consegue substituir o Google Assistente em tarefas simples e rotineiras. No exemplo do vídeo acima, vemos o utilizador a perguntar sobre o clima.
Mas quando falamos do Android Automotive OS, o desafio é maior. Aqui, a IA terá de assumir uma presença mais autónoma e integrada, com um nível de contexto mais profundo e decisões em tempo real adaptadas ao ambiente de condução.
Para já, não se sabe exatamente quais serão os recursos do Gemini nesta plataforma, mas a expetativa é elevada — e os testes internos estão em andamento.
Gemini no Android Automotive OS: está mesmo a caminho

Já tinham surgido provas de que o Gemini está em testes no Android Auto, com algumas demonstrações reveladas, tanto do Gemini em funcionamento como da versão Gemini Live, a interface conversacional mais avançada da nova IA.
Mas agora, novas descobertas apontam para um passo ainda mais ambicioso: o Gemini também vai chegar ao Android Automotive OS, o sistema operativo automóvel que corre diretamente nos carros compatíveis, sem necessidade de emparelhar com o telemóvel, e é responsável por gerir todas as funcionalidades de voz e assistente.
Numa análise ao código da versão 13.1.244 da aplicação para automóveis do Android Automotive OS, a página Android Authority encontrou strings de código bastante explícitas sobre a futura integração do Gemini no Android Automotive OS.
Ainda sem data, mas a caminho
A Google ainda não anunciou oficialmente a chegada do Gemini ao Android Automotive OS e nenhuma versão pública do recurso está disponível neste momento. Mas a descoberta do código e a coerência com os planos mais amplos da empresa tornam claro que a chegada da IA ao infoentretenimento automóvel é uma questão de tempo.
Até lá, resta esperar que a Google aproveite esta fase de desenvolvimento para afinar o desempenho e corrigir as limitações detetadas na versão para Android Auto, garantindo que o novo assistente está realmente pronto para assumir o volante — ou, pelo menos, o sistema de voz do carro.
Promoção do dia!