O regresso do Android Go? Esperemos que sim!

Filipe Alves
Comentar

O CEO da Google, Sundar Pichai, revelou na sua conta de Twitter que a empresa investiu seriamente em parceria com a fabricante Jio para nos trazer smartphones de baixo custo. Tal como referimos neste artigo.

Para ser mais concreto, o investimento foi de 4.5 mil milhões de dólares, o equivalente a 4 mil milhões de Euros. Sundar pichai referiu na publicação que o objetivo será trazer smartphones para a Índia, porém, acredita-se que a Google possa pensar em muito mais.

Google já tem o software perfeito para os smartphones baratos

smartphone Jio Google

Há uns anos a Google revelou o Android Go. Um sistema super leve e capaz de correr sem problemas em smartphones de baixo custo. Infelizmente, só alguns fabricantes investiram neste sistema.

Everyone should have access to the internet. Proud to partner with @reliancejio to increase access for the hundreds of millions in India who don’t own a smartphone with our 1st investment of $4.5B from the #GoogleForIndia Digitization Fund.https://t.co/1fP8iBZQfm

— Sundar Pichai (@sundarpichai) 15 de julho de 2020

No início ainda vimos equipamentos da Wiko, BQ ou até Samsung a trazer Android Go, porém, foi sol de pouca dura. Dessa forma a Google resolve o problema de uma vez por todas ao trazer um equipamento barato e com um software de qualidade.

Google Jio

De referir que, ao que parece, este terminal será capaz de ter a tecnologia 4G. Algo que não podemos dizer que é habitual para smartphones de baixo custo.

Ainda não sabemos qual será o primeiro telemóvel nem a que preços é que chegarão ao mercado. Aliás, nem sabemos quais os mercados que o receberão para além da Índia.

São poucas as fabricantes a criar smartphones bons e a baixo custo

Neste momento não temos muitas fabricantes a apostar neste mercado. Para além da Xiaomi e Realme, o mercado centralizou-se para os terminais de gama média que custam à volta de 300€. Já os topo de gama estão cada vez mais caros.

Assim sendo, é bom ver que a Google acredita em democratizar a tecnologia. Nos dias de hoje ter um smartphone é quase obrigatório, porém, o seu valor nem sempre é o melhor.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.