Ao que tudo indica, a Samsung pode estar a caminho de bater um daqueles recordes que qualquer marca gosta de bater. Um novo relatório da Alphabiz sugere que a gigante tecnológica poderá ter o trimestre mais lucrativo da sua história, já no início de 2026.
Supostamente, já neste 1º trimestre, a Samsung tem a possibilidade de alcançar o maior valor de sempre, por parte de uma empresa sul-coreana. Note-se que, no 4º trimestre de 2025, a Samsung teve um lucro operacional de 20 triliões de won.
As previsões indicam que esse valor poderá ascender até aos 30 ou 35 milhões de won, algo parecido a 20,6 mil milhões de euros.
O que poderá explicar este crescimento?
Como explicam os nossos colegas da Sammy Fans, o mais provável é que este crescimento se deva à aposta da Samsung em memória. A Inteligência Artificial (IA) exige memória cada vez mais sofisticada e a marca tem lucrado com essa tendência.
Estima-se que, neste momento, a Samsung esteja a fazer contratos de 3 meses com outras marcas, a propósito da sua venda de DRAM. Isso permite à marca ajustar os valores, numa altura em que estes não param de crescer. A mesma fonte refere que já terão aumentado na casa dos 70%.
Quem se pronunciou acerca do tema em questão foi Woo Ki-hoon, ex-vice-presidente da KOTRA e sócio sénior da Murepa Korea. Este comentou que “ultrapassar 30 triliões de won em lucro operacional trimestral é uma clara evidência da realidade da tendência de investimento em IA. A insistência da Samsung Semiconductor em contratos trimestrais é vista como uma escolha estratégica destinada a impulsionar não apenas os lucros, mas também o preço das ações”.
Não deixa de ser curioso que, durante a Consumer Electronics Show (CES), o CEO da Samsung também tenha falado sobre o aumento dos preços. TM Roh disse que "estamos a enfrentar uma das situações de preços mais difíceis de que temos memória”, o que pode levar ao aumento dos preços dos telemóveis.
Estando a série Galaxy S26 muito perto de ser lançada, é bem possível que a tendência se reflita no preço destes smartphones, também.
