Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xpeng começa produção na Europa: fábrica na Áustria já fabrica 3 modelos elétricos

A Xpeng começou a produzir na Europa e isso pode trazer carros elétricos mais baratos, entregas mais rápidas e menos burocracia para quem sonha trocar de carro nos próximos anos.

XPeng na Europa

Xpeng começa a produzir SUVs elétricos na Áustria e reforça presença na Europa

A expansão da Xpeng no mercado europeu acaba de dar um salto estratégico: a marca chinesa iniciou oficialmente a produção local dos seus modelos G6 e G9 na fábrica da Magna Steyr, em Graz (Áustria).

O anúncio foi feito a 15 de setembro de 2025 e representa um marco no plano da empresa para consolidar a sua presença na Europa.

A XPeng também já tinha prometido trazer para a Europa um modelo que está a ser um autêntico sucesso de vendas na China: o Mona M03, em 2026. Para já, este modelo não fará parte dos que serão produzidos na Áustria.

Produção local para acelerar crescimento

A unidade de Graz é uma das fábricas de produção por contrato mais reconhecidas da Europa, tendo já montado veículos para gigantes como Mercedes-Benz, BMW, Jaguar Land Rover e Toyota.

Especializa-se em produções flexíveis de baixo a médio volume, ideais para marcas que querem fabricar na Europa sem precisar de investir logo em fábricas próprias.

Ao aproveitar esta infraestrutura, a Xpeng consegue não só acelerar a chegada de veículos ao mercado europeu como também contornar as tarifas impostas pela União Europeia sobre veículos produzidos na China.

SUVs primeiro, mais modelos a caminho

A fábrica austríaca começou com os SUVs G6 e G9, mas a Xpeng já confirmou planos para expandir a produção a outros modelos, incluindo sedans, SUVs compactos e até versões desenvolvidas especificamente para o público europeu.

Entre janeiro e julho de 2025, a Xpeng registou 18.701 vendas internacionais, um aumento de 217% face ao ano anterior. Só na Europa, mais de 8.000 veículos foram registados no primeiro semestre, com o G6 a representar 67% das vendas da marca.

Centro de inovação em Munique

A aposta europeia não se limita à produção. Recentemente, a Xpeng abriu o seu primeiro centro de investigação e desenvolvimento em Munique, na Alemanha, criado para adaptar produtos ao mercado local e promover colaboração técnica.

Este centro trabalha em conjunto com a capacidade produtiva da Magna para expandir o portefólio europeu da marca, que deverá incluir também o P7+ liftback, descrito pela empresa como o seu “carro de inteligência artificial”.

Um ecossistema de mobilidade com IA

No início de setembro, durante o Munich Motor Show 2025, a Xpeng apresentou a sua linha completa, com destaque para os novos G6 e G9, o MPV X9 e o P7+. No mesmo palco, mostrou ainda conceitos de futuro como robôs humanoides, um protótipo de carro voador e a plataforma SEPA.

Segundo o presidente e CEO He Xiaopeng, a visão de longo prazo da empresa passa por criar um ecossistema de mobilidade centrado na inteligência artificial, unindo veículos elétricos inteligentes, robótica e soluções de transporte aéreo pessoal.

“Estamos a construir a próxima geração da indústria automóvel, focada em tecnologia, IA e soluções sustentáveis para a mobilidade global”, afirmou o executivo.

Sugestão do dia:

Google Pixel Watch 3 (45mm)
335,35 €Amazon
456,42 €-27%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo