Bitchat: uma app de mensagens sem internet
Jack Dorsey, cofundador do Twitter e atual CEO da Block, acaba de anunciar uma nova aplicação de mensagens chamada bitchat.
A grande novidade: Funciona sem internet, sem número de telefone, e até sem conta registada. Mas... como?
A app usa Bluetooth para criar uma rede entre dispositivos próximos, o que pode torná-la uma solução poderosa para momentos em que a ligação à internet é limitada ou bloqueada (lembras-te do apagão de abril? teria dado muito jeito...)
Uma ideia baseada em protocolos abertos
Dorsey acredita que os utilizadores devem ter controlo sobre as suas comunicações, uma visão reforçada pelo artigo “Protocols, Not Platforms”, de Mike Masnick.
O texto defende redes construídas com base em protocolos abertos, e não plataformas centralizadas (como o Whatsapp, por exemplo). Inspirado nesta ideia, Dorsey criou o Bluesky, e agora aposta na bitchat como mais um passo rumo a uma internet mais livre.
Poderá uma app sem Wi-Fi e sem rede móvel realmente funcionar?
A bitchat está ainda em fase beta e foi lançada inicialmente para iOS através do TestFlight: a app da Apple que permite o download de outras apps que necessitam de realizar testes com utilizadores antes do lançamento oficial. Os 10.000 lugares disponíveis esgotaram rapidamente, o que é um bom indicador.
A app funciona com Bluetooth Low Energy (BLE) e cria uma rede mesh entre dispositivos. Ou seja, permite trocar mensagens com outras pessoas que estejam por perto, sem usar internet ou rede móvel.
No GitHub do projeto, há também um relatório que descreve a bitchat como uma aplicação de mensagens descentralizada, encriptada e efémera.
Ideal para situações de protesto, censura, eventos de grande escala ou até desastres naturais, onde as comunicações tradicionais possam falhar.
Será a bitchat apenas uma curiosidade tecnológica ou o início de uma nova forma de comunicar?
Enquanto esta app não é lançada oficialmente porque não descobrires como o Android 16 vai usar IA nas notificações do teu telemóvel?