O Poderoso Galaxy S6 ao pormenor! #4GNewsMWC

Gonçalo Mendonça
Gonçalo Mendonça
Tempo de leitura: 4 min.

Com o fracasso do Samsung S5 a marca Sul-Coreana via-se obrigada a superar-se a si própria e foi o caso com os poderosos Samsung S6 e S6 edge. A Samsung já andava a ser criticada há alguns anos por não inovar muito os seus smartphnes e com o Samsung S6 consegui finalmente dar esse passo.

Primeiro vamos falar um pouquinho no exterior. Acabaram-se os plásticos!!!!! O novo flagship da Samsung é agora composto por um corpo de metal com parte frontal e traseira feito de Gorilla Glass 4. Tudo isto torna a nova máquina mais fina (6.8 mm) e mais leve (apenas 138 gramas) que seu antecessor, o S5. Apesar de todas estas mudanças, vão haver com certeza muitos fãs insatisfeitos isto porque apesar do novo design ser bastante apelativo a parte traseira não é removível, impossibilitando a remoção da bateria ou a utilização de microSDs para expandir a memória. Outro ponto negativo é o facto deste novo smartphone não ser resistente à água ou ao pó.

Ainda assim temos aspectos que se mantiveram intactos. Toda a parte frontal é muito semelhante ao seu antecessor. Os cantos arredondados, a disposição do botão home e os dois botões capacitivos por baixo do ecrã são em tudo semelhantes ao S5. Boas noticias. O leitor de impressões digitais foi melhorado e agora apenas precisamos de pressionar o botão para nos ler a nossa impressão. Na parte traseira temos a câmera de 16MP e o novo leitor do ritmo cardíaco. A coluna passou a estar na parte inferior.

Agora vamos falar um pouco do interior, começando pelo processador. O Galaxy S6 vem equipado com o mais recente processador da Samsung um Exinos octa-core de 64 bits constituido por dois quad-cores, um de 1.5GHz para tarefas mais basicas e um de 2.1GHz para quando é necessário puxar mais pelo "bicho". Devido à nova tecnologia usada para construir este novo processador é esperado que seja muito mais eficiente a nível energético, gastando menos bateria. O smartphone vem ainda equipado com 3GB de RAM. Era esperado mais e ainda há essa possibilidade de mais tarde haver uma nova versão com os tão esperados 4G de RAM. Infelizmente a memória interna não é expansível com microSDs, mas em contrapartida temos três opções para a memória interna uma de 32GB, outra de 64GB e ainda a opção de uns incríveis 128GB. A Samsung revelou também que as novas memórias são do tipo UFS 2.0 que permitem maiores velocidades com menores consumos de energia.

No ecrã, temos 5.1 polegadas como no S5 com Super AMOLED e apesar de parecer que nada mudou, a resolução foi amplamente melhorada passando de 432 ppi para 577 ppi (uma densidade de pixeis). O ecrã tem agora uma resolução de 1440x2560 (Quad HD).

Na câmera temos novamente um sensor de 16MP atrás, mas com OIS (Estabilizador de Imagem Óptico) inteligente, HDR automático em tempo-real e ainda ao segundo eles um dos melhores senores com esta câmera vais de certeza obter melhores resultados do que no S5. Na parte da frente temos uma camara de 5MP. A novas câmeras são agora capazes, através dos infravermelhos, de detectar melhor a luz e conseguir imagens com maior qualidade até mesmo em zona com pouca claridade. A Samsung teve ainda o cuidado de te facilitar o uso da câmera agora só tens de pressionar duas vezes no botão de ligar/desligar para a activares automaticamente.

Em termos de SO continuamos com o TouchWiz baseado em Android Lollipop 5.0, no entanto a noticia não é tão má como aparenta ser. Pelo que foi mostrado a MWC o TouchWiz levou uma grande lavagem e está agora muito mais leve e mais fácil de utilizar. Ainda podemos contar com aplicações como Ultra Power Saving Mode, S Finder e o Private Mode que apesar de tudo até eram boas funcionalidades. Para uma melhor personalização foi adicionada um suporte para temas para puderes mudar o teu Samsung ao teu gosto.

Finalmente na bateria infelizmente passamos a ter apenas 2550 mAh que segundo a marca, com todas as novas funcionalidades para tornar o smartphone mais eficiente consegue aguentar para um dia inteiro. Para facilitar e tornar mais rápido o carregamento foi adicionado um sistema de carregamento rápido e carregamento sem fios.

Se ficaram interessados nesta "besta" apontem no vosso calendário o dia 10 de Abril. A Samsung está a planear fazer um lançamento global nesse dia com o Samsung S6 de 32GB como base a custar 650$/€600.

Vê aqui o Hands-On do Samsung S6:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=vAR-jefzSmg&w=560&h=315]

Não percas também o video da comparação com o Samsung S6 Edge:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZKWCiKswZjc&w=560&h=315]

O que achaste do novo flagship da Samsung. O Smartphone é realmente incrível, mas ao preço que vai ser vendido certamente não está ao alcance de todas as carteiras.

Talvez queiras ver:

  • Rápida review do Samsung Galaxy S6 – hands-on #4GNewsMWC
  • Preço do Galaxy S6 e S6 Edge revelados #4GNewsMWC
  • Samsung prova que a câmara dos Galaxy S6 é melhor que a do iPhone 6
  • Samsung Galaxy S6 e S6 Edge, o video promo do design #4GNewsMWC

Sabe mais sobre a MWC nas nossas redes sociais com a HashTAG #4GNewsMWC

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.