Recentemente, foi lançado na Netflix um documentário chamado "Sean Combs: The Reckoning", que tem dado muito que falar. Este aborda o percurso turbulento de um dos nomes mais polémicos da indústria musical: P-Diddy, também conhecido por Puff Daddy, no meio artístico.
No documentário, ouvimos vários testemunhos de parceiros, amigos e artistas, que privaram de perto com Sean Combs. Estes dão-nos a conhecer o lado mais sombrio do artista de 56 anos. São ainda analisadas algumas das principais alegações enfrentadas por P-Diddy ao longo de décadas, assim como o seu império musical conseguido através da editora Bad Boy.
O que podemos ver no documentário?
No documentário, Sean Combs é retratado como uma figura narcisista, que nasce de uma relação entre a mãe (com quem sempre teve uma relação conturbada, apesar de próxima) e o pai, que pertencia ao mundo do crime, e foi assassinado. Numa fase inicial, conseguimos acompanhar a ascensão meteórica de Diddy, na Bad Boy, onde lançou artistas como The Notorious B.I.G., Mary J. Blige e Danity Kane.
Em "Sean Combs: The Reckoning", também ficam bem expressas as rivalidades da época, no mundo do rap (West Side x East Side). O documentário sugere claramente que Sean Combs poderá ter tido um envolvimento direto no assassinato de Tupac Shakur, que pertencia à rival Death Row Records.
Fica ainda sugerido no documentário que Sean Combs terá tido um papel determinante na morte de "Biggie", ao pressionar o rapper a ir a eventos na costa oeste, onde o próprio se sentia inseguro. Foi precisamente nesta zona dos Estados Unidos, mais concretamente em Los Angeles, que Biggie acabaria por morrer, dentro de um automóvel.
O documentário também alega inúmeros casos de violência sexual exercida por Combs contra mulheres. É possível inclusive ver um vídeo que mostra Combs a agredir Cassie Ventura, namorada da altura. Num depoimento, Joi Dickerson‑Neal diz também que foi agredida e violentada por Combs. Aubrey O'Day, que fez parte das Danity Kane, diz que foi assediada por Combs e despedida após não compactuar com as intenções de P-Diddy.
Não só em Portugal como no resto do mundo, "Sean Combs - The Reckoning" tem sido o documentário mais visto da atualidade. Pelas redes sociais, tem sido um dos temas quentes dos últimos dias.
