O novo chip da Qualcomm não irá priorizar performance por uma boa razão

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

Espera-se que a Qualcomm revele o seu mais recente chip, o Snapdragon 8 Gen 4, durante o seu evento anual Snapdragon Summit, em outubro. No entanto, a empresa não foi capaz de manter em segredo os detalhes do seu próximo processador.

Por exemplo, um leak anterior indicou que o Snapdragon 8 Gen 4 pode ser mais caro de fazer e pode potencialmente aumentar os preços dos smartphones - mais recentemente, uma folha de dados apareceu na internet, revelando ainda mais sobre o que este novo chip tem a oferecer.

Eficiência acima de performance

Smartprix Snapdragon 4
Crédito: Smartprix

O leak em questão vem da Smartprix e aponta para a Qualcomm priorizar a eficiência sobre o desempenho do processador continuando o seu foco nos avanços de IA. De acordo com o leak, o chip provavelmente será lançado em duas variantes: a variante padrão (SM8750) e a variante desempenho (SM8750P). Espera-se também que o Snapdragon mantenha a sua atual convenção de nomes com este chip.

O chip padrão vai alimentar telemóveis emblemáticos de marcas como a Xiaomi, OnePlus, HONOR e ASUS, enquanto o chip de desempenho será provavelmente reservado para o próximo Samsung Galaxy S25 Ultra.

Há também rumores de que o chip Snapdragon 8 Gen 4 está a ser construído utilizando o processo de 3nm da TSMC, que ajudará a reduzir o consumo de energia, mantendo ao mesmo tempo um desempenho sólido. Espera-se também que isto ajude a prolongar a vida útil da bateria dos smartphones. Além disso, espera-se que o chip também apresente os núcleos de CPU Oryon personalizados da Qualcomm, que foram introduzidos pela primeira vez nos processadores de laptop da empresa.

Além disso, como já vimos no Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm continuará a inovar no ramo da IA com seu chip mais recente, que supostamente, irá com um subsistema de Inteligência Artificial de baixo consumo de energia e o Qualcomm Sensing Hub, que é projetado para aprimorar os recursos de IA generativa no dispositivo. O subsistema também pode incluir uma eNPU avançada, que permitirá funcionalidades sensoriais e de áudio permanentes.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.