O Nokia 230 é oficial: a robustez e simplicidade de outrora estão de volta!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Microsoft acabou de anunciar dois novos telemóveis básicos, pelos quais nutrimos automaticamente um carinho especial. O Nokia 230 e o Nokia 230 dual-SIM já são oficiais e está na altura de ficarmos a conhecer uma "novidade" repleta de boas memórias.

Ao escrever este artigo dei por mim à procura da categoria adequada para os classificar pois é tão raro um "Não-smartphone" merecer destaque que fiquei sem saber como o categorizar. Pois bem, temos aqui dois telemóveis, sim, essa é a palavra adequada, que nos trazem um teclado físico e uma aparência bastante nostálgica.

Caso estejas à procura de um equipamento de recurso, um telemóvel para levares aos festivais de Verão, ou então para o público mais sénior, sem as complicações e distrações dos smartphones convencionais, então este Nokia 230 é o telemóvel certo."Já não se fazem telemóveis como antigamente", uma das frases que recentemente ouvi numa das grandes superfícies comerciais é realmente verdade. Este é um mercado muito reduzido e a margem de lucro é escassa, portanto é normal que as marcas não apostem muito neste nicho. Mas a verdade é que um telemóvel básico ainda tem um papel a desempenhar nas nossas vidas, o de colete salva-vidas, quando toda a sofisticação e tecnologia dos smartphones decide falhar, estas relíquias entram em ação e cumprem o seu papel sem exigirem cargas diárias ou cuidados redobrados.

Formato antigo, novas funcionalidades e robustez intemporal

Este Nokia 230, e a sua variante dual-SIM, trazem um corpo em metal, bem, uma tampa traseira metálica para ser mais concreto. Melhor do que isso, usam o logótipo Nokia nesta traseira e mesmo no painel frontal. Em termos de especificações técnicas podemos referir os seus 16MB de RAM, a plataforma ou sistema operativo "Series 30+", um ecrã de 2.8 polegadas com resolução 240x320 pixels, além de uma câmara traseira de 2MP e câmara frontal de 2MP para uma selfies decentes.Estas especificações são bastante humildes mas há que ter em conta que isto é um telemóvel e não um mini-PC como os nossos smartphones. No entanto, temos aqui algumas aplicações essenciais pré-instaladas que já lhe dão um toque moderno como o Opera Mini, o motor de busca Bing, Rádio FM entre outras.

Temos também um potente flash LED tanto na traseira como no painel frontal que tanto podem funcionar como lanterna ou então dar um brilho extra às fotos capturadas por estas câmaras, ambas de 2MP. Já em termos de conetividades temos aqui dual-band 900MHz/1800MHz GSM e Bluetooth 3.0.

O preço deste Nokia 230 ronda os 55 dólares, valor sem qualquer tipo de imposto e deverá chegar aos principais mercados a partir de dezembro.

Talvez queiras ver:

  • 3GB de RAM e resistência a água poderão ser dois trunfos do próximo iPhone 7
  • A Apple Pencil é fantástica para desenhar mas impossível de reparar
  • Nova dock para o Apple Watch é oficial por 80€

    ;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.