Ao que tudo indica, a BYD está prestes a lançar um mini-carro destinado às estradas japonesas. Ou seja, não é expectável vê-lo no mercado global. Trata-se de um “K car” 100% elétrico, com um formato bastante característico.
Como podes ver nas imagens, destaca-se o formato ultra-compacto do automóvel, diferente da maioria dos carros que vemos diariamente na estrada. O veículo foi apanhado em algumas imagens na estrada, que nos mostram o seu “look”.

Um carro com apenas 3,4 metros de comprimento
De acordo com a Car News China (CNC), este “K car” teria, no máximo, 3,4 metros de comprimento, 1,48 metros de largura e 2 metros de altura. Estes são os valores máximos permitidos para um “K car”, tipo de veículo esse que é muito usado em terras nipónicas.
A título de curiosidade, os condutores japoneses recebem benefícios fiscais e de estacionamento, por usar carros deste tipo. Tanto assim é que, neste país, os “K-cars” representam cerca de 35% das vendas no setor automóvel.
Como refere a mesma fonte de informação, espera-se também que o carro vá contar com portas traseiras deslizantes e um layout exclusivo às estradas do Japão. A confirmar-se o lançamento, seria a primeira marca estrangeira a fazer um modelo 100% elétrico deste tipo.
Outros dados relevantes sobre o mini-carro da BYD
Com base em relatórios que vão sendo avançados pela imprensa chinesa, espera-se que o mini-carro da BYD tenha uma bateria de 20 kWh, com carregamento rápido a 100 kW. O automóvel permitirá ainda uma autonomia de 180 quilómetros no modo WLTC.
Estima-se que o “K car” possa custar perto dos 15,5 mil euros, sendo uma alternativa a modelos bastante populares no setor, como o Nissan Sakura, o Mitsubishi eK X EV ou o Toyota Pixis Mega. Quer um quer outro modelo têm especificações semelhantes ao da BYD.

Perante esta nova investida da BYD, quem se pronunciou foi Li Ming. O conhecido analista do setor automóvel referiu que “desenvolver um kei car de verdade exige uma reformulação completa da arquitetura do veículo”.
Como dito anteriormente, não é expectável que haja um lançamento em Portugal.