Não é novidade que a Siri, o helper virtual da Apple, não tem acompanhado evolutivamente os seus rivais de mercado.
O Google Assistant, o Gemini e o ChatGPT são alguns exemplos de ajudantes digitais que têm sido desenvolvidos a um ritmo muito mais acelerado do que a assistente da Apple.
Apesar da empresa ter anunciado no WWDC que iria reformular a Siri, manteve-se muito reservada quanto às datas de lançamento destas funcionalidades.
A longa espera pela modernização da ajudante
Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, poderemos ter de esperar até 2025 para que as novas funcionalidades da Siri estejam disponíveis.
Nesta edição da newsletter, Mark revela o que poderão ser os planos da Apple em relação às evoluções na Siri:
"Os novos recursos da Siri irão provavelmente entrar em testes beta para desenvolvedores em janeiro e, em seguida, estrearão publicamente na primavera - parte de uma atualização do iOS 18.4 que já está em desenvolvimento." - Mark Gurman, PowerOn Newsletter
Isto significa que há uma possibilidade de que aatualização esteja disponível apenas em março, abril, ou até maio de 2025.
Revigoração necessária de uma feature popular
A Apple já nos deu a conhecer as futuras capacidades da Siri na sua conferência WWDC, no início de junho.
O ajudante virtual vai ser capaz de controlar funções dentro das aplicações do seu dispositivo, algo inédito até ao momento.
O utilizador poderá, por exemplo, pedir à Siri para editar uma fotografia de certa forma e, em seguida, enviá-la por email para um colega.
Outro recurso que esta vai apresentar é a capacidade de compreensão contextual - ou seja, a Siri será sensível àquilo que o utilizador estiver a fazer, e irá tomar ações baseadas na informação recolhida.
Apesar deste grande salto evolutivo estar previsto para o próximo ano, não teremos de esperar tanto tempo por atualizações menores.
Como já reportado, o redesign da Siri irá chegar em par com o lançamento do iOS 18, segundo Mark Gurman.
Já a integração das ferramentas do ChatGPT no seu software poderá estar pronta nos últimos meses de 2024.