As tendências que vão moldar o futuro da IA
Depois da Startup Lovable ter dado a conhecer uma nova ferramenta IA que transforma qualquer um de nós num programador de aplicações, foi a vez de Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm, ocupar o palco principal da Web Summit e falar sobre quais as tendências que vão moldar o futuro da Inteligência Artificial.
O alto responsável da Qualcomm começou a sua conferência, destacando que a IA está em todo o lado e que está a transformar a forma como vimos a computação, mas também como interagimos com os equipamentos tecnológicos existentes (via Eco).
Cristiano Amon acredita que no futuro será o computador a aprender como pode interagir com os seres humanos e que “isso vai mudar tudo”. O CEO explica que esta nova forma de interação vai alterar toda a tecnologia existente, desde os sistemas operativos até às aplicações.
Outra das tendências que o responsável máximo da Qualcomm aponta é que deixa de ser o utilizador a navegar até plataformas IA para passar a ser um assistente IA a cumprir com algumas tarefas automaticamente. Amon dá um exemplo: “digo ao assistente IA que quero ir a um lugar, e este assistente verifica a minha disponibilidade no calendário, pede um Uber e apresenta a informação”. Por outras palavras, o assistente IA passa a ser o centro do ecossistema digital de cada utilizador.
Smartphone não vai deixar de existir, mas vai estar acompanhado
Na opinião de Cristiano Amon, o smartphone não vai deixar de existir. No entanto, vai surgir um leque amplo de vários dispositivos IA que o vão acompanhar. O responsável refere-se a equipamentos como óculos inteligentes, smartwatches e auscultadores que podem transformar-se em dispositivos pessoais de IA.
Na sua conferência Cristiano Amon destacou a chegada das comunicações 6G, classificando-as como “a primeira geração de redes concebida para Inteligência Artificial”.
Neste ponto, destaca a velocidade e fiabilidade deste novo padrão de comunicações sem fios e faz a ponte para mais uma tendência que vai moldar a IA no futuro. A expansão desta tecnologia para a robótica e universo de veículos autónomos. Amon explicou que os próximos modelos de IA vão permitir que tanto robôs como automóveis aprendam e adaptem-se a um mundo físico.
Cristiano Amon reúne-se com Governo português
Mas o Ceo da Qualcomm está a maximizar a passagem pelo nosso país. Depois de ter estado no palco da Web Summit, Cristiano Amon segue para uma reunião, esta tarde, com o Governo português.
A empresa já admitiu o seu interesse em investir em fábricas de semicondutores na Europa. Isto no caso dos seus fornecedores – Samsung e TSMC – venham a implementar instalações no velho continente.
“Vemos com bons olhos iniciativas europeias de trazer fábricas de semicondutores para a Europa, e a Qualcomm já disse aos vários governos europeus que, caso essas fábricas se concretizem, poderão contar connosco como cliente”, avançou Cristiano Amon, em conferência de imprensa.
Esta notícia surge depois da Microsoft avançar que vai fazer um investimento de 10 mil milhões de dólares – algo como 8,6 mil milhões de euros –, em Sines.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
