O drama vai continuar! Donald Trump estende o banimento da Huawei nos Estados Unidos

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança a Reuters, Donald Trump assinou uma ordem que não é nada favorável para a Huawei. O presidente norte-americano estendeu a ordem de banimento que proíbe empresas com a Huawei e ZTE de comprar tecnologia americana. A extensão vai até 2021.

Este banimento irá durar até 2021, sendo que até essa data, empresas consideradas um risco de segurança nacional estão banidas de fazer negócio nos Estados Unidos. Isto significa que não poderão comprar tecnologia a empresas americanas, ou vender no território. Para o negócio de smartphones, as consequências já são conhecidas.

Apesar de tudo, a Huawei tem o benefício de algumas exceções

Apesar do banimento, tem sido concedidas algumas exceções à gigante de Shenzhen. A mais óbvia é a permissão para continuar a utilizador o sistema operativo Windows, da Microsoft, nos seus computadores. Os recém-lançados Huawei Matebook não foram afetados pelo banimento dos EUA.

Outras exceções incluem alguns trabalhos no campo das infraestruturas e desenvolvimento de redes 5G. A Huawei tem uma presença muito forte em áreas rurais, onde existem várias infraestruturas e equipamentos de telecomunicações. Até agora, o governo americano está a manter estes equipamentos, por falta de opção.

O que tem acontecido é que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos tem emitido licenças temporárias à Huawei, para manter a situação minimamente estável. Contudo, existem entidades como a CTIA (associação comercial que representa o setor de comunicações sem fio nos Estados Unidos), que tem vindo a insistir que a Huawei deveria operar de forma mais livre no país.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 40 Pro: se este for o seu design, será um sonho
  • Lei Jun, CEO da Xiaomi, apanhado a usar um iPhone e os fãs não perdoam
  • Tesla ameaça funcionários que não quiserem regressar de imediato à fábrica!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.