O dia em que o mundo Android vai tremer! Os novos Apple iPhone 6s, novos iPad's e Apple TV

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

É chegado o dia de presenciar-mos mais um milagre no mundo tecnológico, já passou mais um ano desde que a Apple apresentou os iPhone 6 e iPhone 6 Plus, é chegada a hora de conhecer-mos a nova geração de smartphones de Cupertino mas as novidades não se vão ficar por aí, ah pois não!

É altura de abrir os olhos, analisar-mos os vários leaks ou fugas de informação que foram divulgadas pela Internet, de olhar para o percurso da Apple e para a evolução natural de todo o mercado dos dispositivos móveis e da tecnologia em si. Com estes ingredientes já somos capazes de prever aquilo que será apresentado muito em breve pela mão do CEO da Apple, Tim Cook.

Hoje é o dia que o mundo Android mais teme, o dia em que o "bicho-papão" sai da toca e lança umas quantas maçãs que, quer queiramos quer não, vêm definir os padrões de tecnologia para o próximo ano. Desde oApple Watch, as novidades serão muitas e o mundo já está a suster a respiração para ficar a conhecer todas as novidades do evento "Hey Siri, give us a hint".

Uma nova geração de iPhone's com um aspecto familiar

Se estás à espera de um Apple iPhone com um design completamente diferente do O iPhone 6s poderá distinguir até 3 níveis de intensidade de toque com a tecnologia Force Touch

Novos iPad's; será o iPad Pro finalmente anunciado ou não passará de um mito?

Não há duvida de que o mercado das tablets está a encolher a olhos vistos, as análises de mercado atestam a minha afirmação e bem sabemos que a produtividade das mesmas não ultrapassa o consultar de uns PDF's e edição precária de texto. Estes dispositivos móveis são maioritariamente utilizados para jogos, multimédia e entretenimento mas há muito que não há nada de verdadeiramente inovador neste segmento.Em boa verdade, desde a introdução do Microsoft Surface que pouco ou nada foi feito para aumentar a produtividade que retiramos destas tabuletas electrónicas. São muito convenientes para manter os miúdos tranquilos no restaurantes (felizmente para os nossos ouvidos) mas, especialmente as tablets Android, não passam de um simples brinquedo. Está na hora de a Apple fazer algo quanto a isso!

Entra em cena o Apple iPad Pro, um dispositivo que já tem sido discutido desde os finais de 2013, uma tablet gigante com perto de 13 polegadas de ecrã, que terá uma caneta bluetooth dedicada, uma stylus para interagir com o ecrã e o seu sistema operativo será uma mistura entre o OS X e o iOS, tendo também direito a uma capa bluetooth com teclado físico, entre outros rumores.

Pois bem, será desta que veremos este dispositivo a subir ao palco? Estará a Apple a tentar tirar todo um sector de dispositivos da letargia fatal em que este se encontra? Será o Apple iPad Pro a resposta às nossas preces ou será que já pouco nos importamos com mais uma tablet, seja ela Android, iOS ou Microsoft?

Segundo consta, a apple estará a preparar algo mais revolucionário do que uma mera tabuleta com ecrã grande, com o novo processador Apple A9, uma bela bateria a acompanhar, um iOS 9 com integração profunda com OS X, um ecrã de 12.9 polegadas Retina e um bom número de acessórios para aumentar a produtividade do novo iPad.

Por último, poderemos também ver um novo Apple iPad Mini a ser apresentado, esta linha de equipamentos tem sido um pouco esquecida pela marca, em parte devido à quebra na procura por este tipo de equipamentos mas quem sabe, poderemos ter um Apple iPad Mini com novas cores, Touch ID, mais elegante, com melhor autonomia de bateria e mais poderoso na performance.

Vê também: Rumores apontam iPad Pro 12.9″polegadas com valores entre 799$ e 1129$

Apple TV, o que trará de novo?

Apesar da sua presença em terras lusas ser na melhor das hipóteses residual, cumpre-nos o dever de noticiar as últimas novidades do mundo tecnológico e a Apple TV é um dos prováveis temas a ser abordados durante o próximo grande evento da Apple.

Está na altura de a Apple apresentar a quarta geração da sua solução para acabar com o tédio na TV. Esta nova caixinha terá 8 ou 16 GB de memória interna, um novo e mais potente processador Apple A8, será um centro de conectividade para os teus dispositivos móveis, além do seu corpo emagrecer uns quantos milímetros.

Poderemos ter também um controlo remoto, alguns sensores de movimento incluídos num comando específico como a consola Wii da Nintendo, algo que dará pano para mangas para os desenvolvedores de software, além de alguns jogos especificamente concebidos para esta Apple TV, isto é, na AppStore terás uma secção de jogos que poderás descarregar para a tua TV interactiva.

As novidades sobre a Apple TV ainda se baseiam em poucos rumores, é incerto se esta nova geração suportará video a 4K, se terá integração com a Siri para facilmente navegar e procurar conteúdo, entre outros aspectos. Felizmente o anúncio está para breve!

Vê também: O Vermelho é alegadamente a próxima cor do Apple Watch Sport.

Apple Watch, novo modelo ou novas cores?

Relativamente ao relógio inteligente da Apple, o mais provável é vermos um novo esquema de cores, talvez um Rosa Dourado no Apple Watch Premium, mais algumas pulseiras para o Apple Watch Sport e quem sabe, mais opções de preços para o smartwatch da Apple.

Pessoalmente não considero provável o anúncio de um Apple Watch 2, a Apple ainda tem um longo caminho no que toca ao desenvolvimento do seu equipamento actual, ainda tem muito potencial a ser explorado.

"Hey Siri, Give us a Hint."

E claro, assiste aqui, em directo, ao evento da Apple que começará dentro de poucos minutos!

Talvez queiras ver:

  • iPhone põe formigas a andar a roda!
  • De Android para iOS, o que mudou?! Vantagens e Desvantagens iOS
  • Novas fotos mostram um iPhone 6S mais grosso que o anterior modelo
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.