O carro elétrico mais eficiente do mercado é uma surpresa e tem uma autonomia invejável!

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A versão 2025 do sedan Lucid Air Pure, capaz de percorrer 676 quilómetros com uma única carga da sua bateria de 84 kWh, é o veículo elétrico (VE) mais eficiente do mercado.

Pelo menos é o que refere o seu fabricante, a norte-americana Lucid Motors, que alega ter conseguido atingir a marca das 5 milhas por kWh (8km/kWh, ou o equivalente a 12.4 kWh/100 km), o que o torna no veículo elétrico mais eficiente do mercado até à data.

Um dos trunfos está na utilização de uma bomba de calor que utiliza o calor residual do ambiente externo para aquecer ou arrefecer o interior do veículo, reduzindo a utilização da bateria e otimizando a eficiência energética.

A verdade é que para muitos condutores este desempenho será quase impercetível numa utilização diária comum de um EV, mas numa altura em que a eficiência energética é uma das buzzwords mais usadas pela indústria, os dados avançados pela Lucid podem distingui-la entre a concorrência.

Lucid Air Pure será o EV mais eficiente do mercado

Contas em causa

O press release oficial da Lucid refere ainda que o Air Pure 2025 alcançou também o rácio de 146 MPGe (Milhas por Galão Equivalente) da EPA.

Esta unidade de medida, usada sobretudo nos EUA e em países anglófonos, compara a eficiência energética dos EVs com os carros a combustão, considerando a quantidade de energia elétrica necessária para percorrer a mesma distância que um carro a gasolina percorreria com um galão de gasolina (3,7 litros).

Mas é nestas contas que os dados avançados pela Lucid podem não corresponder ao desempenho real do seu EV. De acordo com um artigo do Ars Technica, o valor de 146 MPGe corresponde apenas a 4.3 milhas por kWh (6,88Km/kWh) e não ao que o fabricante refere – as 5 milhas por kWh correspondem a 169 MPGe.

Questionados sobre estas diferenças, responsáveis da Lucid Motors explicaram que se devem às perdas que ocorrem no processo de carregamento, causadas pela resistência nos cabos e ao aquecimento da bateria.

O Ars Technica considera as justificações da Lucid como um produto de ‘matemática incongruente’, até porque os dados relativos ao Air Pure 2025 não constam ainda da base de dados da EPA relativa à economia de combustível.

Ficaste a conhecer o carro mais eficiente, agora dá uma olhada no carro elétrico mais caro do mundo.

A Xiaomi também continua a sua aposta nos carros elétricos, e apresentou o SU7 Ultra que vai ser o carro mais rápido do mercado.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.