Foi esta semana que o BYD Yangwang U7 terminou a primeira grande fase de produção em massa, o que indica que está prestes a começar a ser entregue aos proprietários. Estamos perante um modelo de luxo da marca chinesa, que arranca com um preço superior a 77.000 euros. A versão mais cara pode ascender aos 87.000 euros.
Tal como refere a Car News China (CNC), o objetivo da BYD é concorrer contra outros modelos de luxo, o que também é comprovado através do preço. Recorde-se que o Yangwang U7 foi lançado em abril de 2024, entrou em pré-venda em novembro do mesmo ano e só agora começará a ser entregue.
Os principais destaques deste automóvel
Desde logo, sabemos que o primeiro lote produzido em massa na China está a ser disponibilizado na cor branca, para já. Sem surpresas, todos os modelos vêm com um sistema LiDAR no teto, que avalia a distância do veículo a outros objetos.
Este Yangwang U7 vem com rodas de 21 polegadas e um visual bastante moderno. Na sua modalidade 100% elétrica, o automóvel apresenta comprimento de 5,26 metros, largura de 1,99 metros e altura de 1,51 metros. A distância entre eixos, por sua vez, é de 3,16 metros.
É de destacar ainda que esta versão vem com 4 motores elétricos, capazes de oferecer uma potência máxima combinada de 1287 cavalos. É um valor bastante alto e outro dado que evidencia o poderio deste U7 é o facto de atingir os 100 km/h em cerca de 2,9 segundos.
Para além disso, importa ainda mencionar a sua velocidade máxima de 270 km/h. A versão 100% elétrica tem uma bateria de 135,5 kWh, que permite alcançar uma autonomia de até 720 km em condições CLTC.

E a versão híbrida plug-in?
Há ainda uma versão híbrida plug-in, com dimensões superiores à versão anterior. Aqui, o carro tem 5,36 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,51 metros de altura. A distância entre eixos é de 3,20 metros.
Segundo a CNC, os motores elétricos são exatamente os mesmos, com a adição de um motor de combustão interna turboalimentado de 2L com 268 cavalos de potência. Juntando a autonomia elétrica à autonomia proporcionada pelo tanque de 60 litros, o Yangwang U7 pode ultrapassar os 1000 km.
Será lançado na Europa?
Desde logo, é de referir que a BYD ainda não mencionou um eventual lançamento na Europa. Há alguns meses, seria praticamente impossível imaginar uma possível chegada do Yangwang U7 ao velho continente. Contudo, a chegada da Denza poderá mudar o cenário.
A Denza é uma subsidiária da BYD, que estreou na Europa em abril de 2025. Ao abrigo de um único nome (Denza), a marca irá vender automóveis que, na China, pertencem às principais marcas subsidiárias da BYD: Denza, Yangwang e Fang Cheng Bao (via Arena EV).
Sendo assim, não é totalmente de excluir um lançamento do Yangwang U7 na Europa, ainda que com outra designação. Contudo, nunca é demais reforçar: nada está confirmado.