Nos telemóveis mais recentes da Xiaomi, encontram-se presentes alguns recursos escondidos que podem ser bastante úteis. Um deles é o “Back Tap”, que basicamente faz com que a parte de trás do telemóvel seja um “botão” programável.
Conforme explica a Xiaomi Time, este “Back Tap” permite-te definir certas ações com base no número de toques que dás na parte de trás do dispositivo. O recurso é compatível com as versões mais recentes do MIUI ou HyperOS.
Como ativar esta funcionalidade?
Segundo explica a mesma fonte de informação, o processo é bastante simples. Para quem tem smartphones compatíveis com este recurso, só é necessário seguir um conjunto bastante restrito de passos. Entre estes:
-
Abrir as definições do teu telemóvel
-
Ir até “Definições adicionais”.
-
Clicar em “Atalhos de gestos”
-
Escolher a opção “Back Tap”
Depois de ser feito este procedimento, tens a possibilidade de configurar operações em duplo toque ou triplo toque. Poderás escolher a funcionalidade que mais te interessa. Dentro do lote elegível, podes, por exemplo:
-
Fazer captura de ecrã
-
Usar o Google Gemini
-
Controlar a reprodução de músicas e vídeos
-
Mostrar o teu painel de notificações
-
Ligar/desligar a lanterna
-
Iniciar certas aplicações
Efetivamente, é um recurso que te pode ajudar a poupar tempo. Imagina, por exemplo, que estás com pressa para usar uma determinada app. Em vez de demorar o tempo convencional, um toque duplo pode logo resolver a questão.
Não é que, na maioria dos casos, se perca muito tempo com nenhuma das funções anteriormente referidas. Contudo, quanto mais automatizado é o funcionamento de um smartphone, mais prático se torna para quem usa.
Ainda sobre o “Back Tap”
Segundo a mesma fonte, especializada em assuntos Xiaomi, o recurso ainda não é compatível com dispositivos Poco. Contudo, é expectável que, num futuro próximo, estes telemóveis também consigam usufruir do “Back Tap”.
No vídeo em baixo, consegues ver uma demonstração prática do “Back Tap” em dispositivos Xiaomi, feita pelo youtuber Shaan Haider. O próprio tem mais de 160.000 subscritores e é especializado em vídeos de tecnologia.