O Android 15 irá integrar uma funcionalidade de segurança da Apple que te protege contra roubos

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

A tão esperada atualização de software para o sistema operativo mais usado do mundo, o Android 15, irá começar a estar disponível para os utilizadores num futuro muito próximo.

Na verdade, esta atualização já está completa e pronto a utilizar, no entanto, os engenheiros da Google, da Samsung e de outros fabricantes de telemóveis Android estão a dar os últimos retoques no software, bem como a adaptá-los aos seus próprios aparelhos com ferramentas e funcionalidades adicionais.

Não tem sido incomum vermos leaks de informadores do cenário referentes a novas funcionalidades do Android 15 e, agora, foi detectada uma nova funcionalidade de segurança na versão beta do software, que tornará mais difícil a entrada de visitantes indesejados no teu telemóvel.

Uma muralha de segurança adicional para o teu telemóvel Android

Shutterstick Pickpocket
Crédito: Shutterstock / Alejandro J. Vives

Os peritos em software da AndroidAuthority detetaram, recentemente, uma funcionalidade chamada “Controlo de identidade”. Com base nas instruções que acompanham as linhas de código descobertas, tudo indica que, em determinadas situações, esta opção irá recorrer a controlos biométricos como uma medida de segurança adicional.

Com base noutra descoberta de código feita pelo conhecido informador @AssembleDebug, podemos assumir que esta verificação biométrica obrigatória poderá ser acionada automaticamente sempre que estiveres fora de locais marcados como “de confiança” - como por exemplo a tua casa ou escritório.

Trusted places for Mandatory biometric What could this be ? pic.twitter.com/fcj13x1BEt

— AssembleDebug (Shiv) (@AssembleDebug) 13 de setembro de 2024

Uma medida familiar para utilizadores de iPhone

A nova proteção “Identity Check” corresponde a algo que os iPhones já têm, conhecida como como Apple Stolen Device Protection e introduzida no iOS 17.3. Esta funcionalidade faz com que determinadas ações de segurança fundamentais passem a exigir o Face ID ou o Touch ID, e não apenas o código de acesso do iPhone.

Estas ações incluem, por exemplo, o acesso a palavras-passe armazenadas, ficheiros protegidos ou até mesmo cartões de crédito e contas de banco.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.