Nvidia revela uma tecnologia de edição de imagem que mais parece do futuro (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Nvidia apresentou uma nova tecnologia durante o evento GTC 2019 que deixará qualquer um de 'boca aberta'. Esta nova tecnologia chega com o objetivo de demonstrar as possibilidades da plataforma de rede neural da marca. Conseguindo criar paisagens lindíssimas a partir de apenas alguns 'rabiscos'.

Com o nome GauGAN, este software consegue, através de inteligência artificial, transformar rabiscos 'à lá' MS Paint em imagens fantásticas de paisagens. Todo este processo é realizado em frações de segundos. Sendo que muitas das criações acontecem praticamente em tempo real.

Pelo que podemos ver através do vídeo publicado, o software não parece deixar dúvidas no que respeita às suas capacidades de cumprir com o prometido. O grande objetivo é conseguir transformar rascunhos rudimentares em imagens extremamente realistas em segundos. Pois bem, é isso mesmo que faz!

Tecnologia da Nvidia faz 'magia' em tempo real e vai deixar qualquer um surpreendido!

No que respeita à sua interface, é muito simples, sendo composta apenas por três ferramentas e uma lista com diversos tipos de objetos. Ao combinares uma das ferramentas com um dos objetos incluídos na lista, vais conseguir moldar em tempo real o resultado final.

Ainda que os resultados sejam impressionantes, não seria ainda possível utilizar estes resultados como imagens reais. Isto porque todas elas apresentam claras marcas onde os vários tipos de objetos se encontram. Este tipo de falhas é exatamente o que este projeto pretende reduzir ou até mesmo eliminar.

No entanto, existem diversos detalhes tornam este software ainda mais especial. Através da utilização de mais de 1 milhão de imagens da plataforma Flickr, a Nvidia foi capaz de 'ensinar' a sua plataforma a reconhecer a forma como o vários objetos interagem entre si,

Os resultados são evidentes. Por exemplo, quando se coloca um lago ao lado de uma árvore, vais ver o reflexo da árvore na água ser criado de forma automática. O mesmo acontece com tantos outros tipos de reflexos. Não é difícil imaginar o grande número de utilizações que este tipo de software poderá ter, especialmente no mundo dos vídeo-jogos.

No entanto, a empresa revelou que não tem planos para comercializar o GauGAN, pelo menos para já. Numa próxima fase, o seu objetivo passa por trazer este software para o Nvidia AI Playground.

Editores 4gnews recomendam:

  • Vídeo de hands on do Galaxy Fold mostra vinco no ecrã
  • Os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal em 2018
  • Google Fotos recebe nova atualização que melhora o 'Dark Mode' no Android Q

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.