Nvidia Shield TV Pro e Shield TV anunciadas oficialmente. Conhece as novas boxes Android

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

É oficial. Após 2 anos, a Nvidia lançou uma nova versão da sua Android box Nvidia Shield, com os sufixos TV Pro. Além disso, uma versão mais light chamada Shield TV foi também lançada. No entanto, estas versões foram mais direcionadas para conteúdo e não gaming, ao contrário da primeira versão. Vamos descobrir porquê.

Nvidia Shield TV Pro

A nível de especificações a nova Shield TV Pro não apresenta um upgrade muito grande em relação às versões anteriores. O processador incluído é o Tegra X1+, que promete um aumento de 25% em desempenho. Na verdade, a combinação de CPU e GPU são semelhantes à Nintendo Switch.

Em relação à memória estamos a falar de 3 GB de RAM com 16 GB de armazenamento interno. A box inclui duas entradas USB 3.0. Vindo de uma fabricante de placas gráficas, a Shield TV Pro está preparada para streaming de jogos, bem como a gravação dos mesmos para o Twitch ou YouTube graças ao Plex Media Server.

O valor da Shield TV Pro começa nos 199 dólares. A sua disponibilidade para já é apenas online e certos retalhistas dos Estados Unidos e Canadá. No entanto, considerando que sempre as versões anteriores foram vendidas em Portugal, podemos esperar o mesmo das novas versões.

Nvidia Shield

A Shield TV é uma versão mais pequena e básica da Android box. A mesma tem um formato diferente em cilindro e um comando. O seu design permite que fique escondida em qualquer setup ou sala de estar.

Esta versão traz apenas 8 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM. A grande diferença é que a Shield TV não traz o Plex Media Server, não sendo indicada para quem quiser transmitir jogos ou gravá-los, apenas conteúdo. Esta versão tem um valor de 149 dólares.

Ambas as TVs vem com Android Pie na versão Android TV. Ao contrário das versões anteriores, a Nvidia não lançou um comando para gaming. No entanto, é possível utilizar um comando da Xbox sem fios, Dualshock 4 ou outros comandos por Bluetooth.

Upgrade em imagem é a diferença mais notória

A grande razão para comprar uma destas novas boxes Android é a qualidade de imagem. Graças ao novo CPU Tegra X1+, o upscaling de conteúdo é bem superior. O upscaling pega na resolução Full HD e "estica" a imagem para atingir a resolução 4K.

Contudo, por vezes isso pode causar perda de qualidade. No entanto, como podemos ver pelo exemplo acima, a novas Shield TV utilizam inteligência artificial para fazer um upscaling mais eficaz, aumentando a definição das imagens.

Editores 4gnews recomendam:

  • Twitch volta a perder um dos seus streamers mais populares para o Mixer

  • Microsoft patenteia Surface Earbus ajustáveis. Entende o conceito

  • Fortnite: cartões com V-Bucks estão prestes a chegar à lojas físicas

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.