A verdade é que a Nvidia encheu-nos de promessas aquando do lançamento das suas gráficas topo de gama. As RTX foram anunciadas como um vento de mudança, mas sempre andaram entre o desapontante e o moderadamente impressionante.
A empresa aproveitou a GTC 2019 para mostrar quão poderosa uma RTX com Ray Tracing bem implementado pode ser. Com o Quake II RTX, a Nvidia deu uma nova vida ao jogo. Para termos uma noção, estamos a falar de um título com 22 anos de existência.
Depois da magia do direto, a Nvidia inventou a magia do Ray Tracing. A equipa de desenvolvedores da empresa pegou no jogo e poliu a coisa a outro nível. A verdade é que não vemos qualquer tipo de grão e tanto a luz como a iluminação global estão a um nível espantoso.
O desenvolvimento é um nível acima do que Christoph Schied tinha feito em 2016. O estudante de doutoramento usou o chamado Path Tracing. Contudo, o ruído era por demais evidente nessa técnica. Daí que Schied colabore agora de novo com a Nvidia para este belo trabalho de engenharia.
Contudo, isto apenas é possível porque a ID Software deixou a porta do Quake II aberta em 2001. Ou seja, desenvolvedores podem modificar o código fonte sem se preocuparem com questões como licenciamento. E os resultados obtidos são simplesmente fantásticos.
Quake II foi lançado em 1997
Toda esta transformação é incrível, tendo em conta que o jogo foi lançado em 1997. Aliás, parece que estamos a ver todo um novo título. Será esta uma boa razão para comprar uma gráfica RTX no futuro? Com algumas funcionalidades do Ray Tracing a chegarem aos modelos Pascal e Turing, fica difícil saber.
Editores 4gnews recomendam:
- Nvidia anuncia Ray Tracing nas GeForce 10 e GeForce 16
- Nvidia lança o seu Raspberry Pi: O Jetson Nano já está disponível
- Google Maps capta queda aparatosa de homem escadas abaixo
Via