NVIDIA poderá abandonar a sua GPU mais popular no mercado de gaming

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

A placa gráfica RTX 3060 da Nvidia é, desde há muito tempo, uma GPU extremamente popular e relativamente barata, estando há alguns anos no topo das classificações da Steam - no entanto, aparentemente, a última geração deste modelo pode estar em risco de abandono.

Segundo relatos da VideoCardz, que filtrou notícias dos Board Channels chineses - uma fonte comum de rumores sobre GPU, mas que exigem algum ceticismo - a Nvidia estará a pôr de parte a RTX 3060.

O relatório afirma que a Nvidia está agora a receber as últimas encomendas destas GPUs, pelo que, assim que estas forem concluídas, será o fim da linha de produção para a última geração.

Ainda há stock nas prateleiras, claro, e mais gráficas RTX 3060 serão fabricadas e enviadas com o lote final de GPUs. Assim sendo, o stock não irá esgotar no futuro próximo, no entanto, o lifetime da GPU está em contagem decresente, se o relatório estiver correto na sua afirmação.

A propósito, existem duas versões da RTX 3060: uma das quais possui 8 GB de VRAM, enquanto a outra apresenta 12 GB (e um transporte de memória mais pesado, de 192 bits em vez de 128 bits).

Porque é que a RTX 3060 foi tão popular?

RTX 3060 Abandonada
Crédito: NVIDIA Showroom

Independentemente de quanto tempo ela durar, a RTX 3060 tem sido a GPU mais popular nos rankings da Steam há já algum tempo, quase um ano, desde que substituiu a GTX 1650 no final de 2023. Porque é que a RTX 3060 tem tido tanto sucesso?

Ironicamente, a 3060 não foi, de forma alguma, considerada uma das melhores GPUs na sua data de lançamento. Como as análises dos especialistas observaram, esta não estava a ser vendida a um preço justo para a posição que ocupava na hierarquia de performances da altura. (Especialmente quando, no ano do seu lançamento, a bolha das criptomoedas estava a fazer subir os preços a um máximo histórico).

Eventualmente, o preço da RTX 3060 estabilizou e tornou-se muito mais atrativo, transformando-se numa compra sólida para um utilizador que procurasse 1080p a altos níveis de exigência. Destaca-se particularmente a versão de 12 GB, que apresentava a melhor forma de obter uma boa alocação de VRAM para gaming, com um intervalo de orçamento mais acessível do que a sua competição.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.