Na manhã de hoje (19), a Nvidia realizou o evento GTC 2024. Na ocasião, a gigante da área de Inteligência Artificial (IA) apresentou o Projeto GR00T, um modelo básico universal especialmente projetado para robôs humanoides.
O projeto utiliza tecnologia de IA para reforçar o treinamento de robôs. Através da inovação, os novos robôs são capazes de observar autonomamente o comportamento humano e compreender a linguagem natural, para aprender coordenação, flexibilidade e outras habilidades mais rapidamente.
A empresa explicou que, para esses robôs humanoides, fornece a plataforma de computação de IA Jetson Thor, que equivale a substituir o robô por um "cérebro de IA". Tudo para que eles possam integrar-se ao ambiente e interagir com o mundo real de forma mais rápida e natural.
Nvidia também apresentou seu novo chip e robôs em parceria com a Disney
Durante o evento, que reuniu mais de 300 mil participantes presenciais e online, a Nvidia anunciou também o seu novo chip GB200 e a mais recente arquitetura Blackwell. Mas um dos grandes destaques ficou para um momento fofo, quando o CEO Jen-Hsun Huang chamou ao palco os robôs BDX, desenvolvidos em parceria com a Disney.
Os pequenos robôs também são alimentados pela plataforma de computação de IA Jetson Thor. Segundo a Nvidia, esses sistemas robóticos poderão ser utilizados para robôs humanoides, carros autónomos e braços robóticos. A empresa prevê um futuro com fábricas de robôs.