Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Nunca irei comprar um telemóvel deste género: e dou-te 3 razões simples

Já alguma vez pensaste comprar um telemóvel dobrável? Não te demovo, mas eis algumas razões pelas quais não o faria.

Z Fold 7
(via Samsung)

Cada vez mais se fala em telemóveis dobráveis. Têm o seu encanto, naturalmente, e percebe-se bem quem compra, já que é uma experiência diferente do normal e altamente evoluída em termos tecnológicos. No entanto, confesso: eu não compraria para mim.

Aqui, dou-te alguns motivos pelos quais não faria essa compra. (Nota: não estou a dizer "não compres", apenas a dar uma perspetiva)

1. Fragilidade e desgaste a médio prazo

Uma das questões de fundo é sempre a mesma: o vinco central. Embora a tecnologia tenha evoluído, o vinco central torna-se mais pronunciado após 4 a 6 meses de uso em grande parte dos dispositivos deste género.

Para além disso, as películas de plástico pré-instaladas tendem a levantar ou descolar no vinco após cerca de um ano, sendo a sua substituição um processo delicado e, por vezes, dispendioso.

Outro aspeto a salientar, não tão evidente como os outros, mas que também me demove, tem a ver com a entrada de pó ou detritos na dobradiça, que pode causar danos irreversíveis ou ruídos de fricção. Esse é um problema que um telemóvel tradicional não enfrenta.

2. Bateria abaixo do standard

Se reparares, as baterias de telemóveis dobráveis costumam ser relativamente pequenas. O Samsung Galaxy Z Flip 7, por exemplo, não passa dos 4.300 mAh, o que nos dias de hoje é bastante pouco. Como utilizador, a autonomia é um aspeto-chave, pelo que este aspeto é muito importante para mim.

Também poderia mencionar o facto de haver poucos acessórios para modelos dobráveis, como por exemplo películas de proteção ou capas. Como sabes, estas ajudam bastante a manter a "saúde" de um dispositivo.

3. Preço

Deixo o fator preço para o fim, mas é provavelmente o mais importante. Quando se compra um telemóvel, é fácil deixarmo-nos encantar pelos recursos de última geração e avanços tecnológicos que, muitas vezes, nem sabíamos que existiam.

No entanto, a questão é sempre: preciso? Os telemóveis devem servir-te a ti. Já se sabe que o marketing é a arte de criar necessidades, mas antes de comprar, pensa sempre se realmente faz a diferença ao ponto de merecer o investimento.

A maioria dos telemóveis dobráveis vai para preços a partir dos 1.600 euros (ou perto), podendo até ultrapassar os 2.000 euros. Se és um entusiasta tech e o dinheiro não é um obstáculo assim tão grande, pode fazer sentido. Se não é o caso, como acredito que não seja para a maioria dos utilizadores portugueses, se calhar é melhor pensar duas vezes.

Mesmo que queiras vender, os telemóveis dobráveis desvalorizam rápido, o que também tem a sua importância.

Samsung Galaxy Z Fold7
Samsung Galaxy Z Fold7Câmara 200 MP, bateria 4400 mAh, 12 GB de RAM ,Snapdragon 8 Elite
2 099,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.