No primeiro semestre de 2024, os ataques DDoS na Web aumentaram globalmente 265% em comparação com o segundo semestre de 2023, de acordo com o mais recente relatório de análise de ameaças da Radware.
Crescimentos exponenciais preocupam especialistas
As organizações na região EMEA foram o principal alvo dos ataques DDoS na Web entre janeiro e junho de 2024, estando sujeitas a mais de 90% dos ataques.
Os ataques DDoS a nível de network também aumentaram - o volume médio de DDoS bloqueado por organizações cresceu 293% na EMEA, 116% nas Américas e 302% na APAC, em comparação com o mesmo período de 2023. As Américas enfrentaram 58% dos ataques globais e 37% do volume, enquanto a EMEA foi responsável por 23% dos ataques, mas mitigou 56% do volume global.
A atividade de ataques DDoS a DNS também quadruplicou em comparação com o mesmo período de 2023. O número de solicitações maliciosas de DNS cresceu 76% em comparação com o número total de solicitações observadas durante todo o ano de 2023.
“Durante o primeiro semestre de 2024, os ataques volumétricos de alta intensidade aumentaram, marcados por uma ênfase crescente na infraestrutura de aplicações”, diz Pascal Geenens, diretor de inteligência de ameaças da Radware.
“As tensões geopolíticas a nível mundial, incluindo os conflitos na Europa e no Médio Oriente, bem como os eventos internacionais, como eleições nacionais, a Eurovisão, o Euro e os Jogos Olímpicos, continuam a impulsionar a atividade maliciosa. Na segunda metade do ano, esperamos que os ataques continuem a aumentar, à medida que mais agentes de ameaças adotam a tecnologia de IA democratizada através de modelos linguísticos de grande dimensão, cada vez mais poderosos e publicamente disponíveis. A gravidade das próximas eleições nos Estados Unidos e as preocupações com a desaceleração dos mercados financeiros também deverão alimentar as perturbações cibernéticas.” - Pascal Geenens