NSA adverte: dados de localização nos smartphones são um risco de segurança nacional

António Guimarães
Comentar

Nos Estados Unidos, a NSA (National Security Agency), deixou bem claro aos seus funcionários que partilhar a localização do smartphone é um grande risco nacional. De acordo com o Wall Street Journal, a NSA providenciou guias a avisar os funcionários sobre a partilha de localização.

A mensagem a passar é que esse tipo de comportamentos são um risco de segurança nacional, para quem tem uma carreira militar ou em agências do governo. Inimigos ou ciber-criminosos podem utilizar a informação de localização para saber onde estão mantimentos, recursos e armas.

gfhgfh

Além disso, a informação pode ser utilizada para planear ataques ou simplesmente recolha de informação. A NSA recomenda então aos seus funcionários que desliguem a localização por completo nos seus dispositivos, bem como negar permissões em aplicações.

Visto que a NSA é infame nos Estados Unidos pelas acusações de espionagem aos próprios cidadãos americanos, estas declarações são algo irónicas. No entanto, dado o espetro atual dos conflitos tecnológicos com a China, é de esperar que a NSA emita estes avisos.

Bases militares foram comprometidas por uma app de desporto

No início de 2018, investigadores de segurança encontraram uma falha grave na app Strava, que permite monitorizar passeios ou corridas de bicicleta, através do GPS. Foi descoberto que a base de dados do Strava era pública, revelando bases militares, rotas de mantimentos e até mesmo edifícios secretos da CIA.

Recentemente, o governo americano proibiu os seus funcionários de instalar o TikTok nos seus smartphones. Este aviso por parte da NSA pode também ter sido motivado por esses eventos.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.