nRansomware - Envie "Nudes" para desbloquear o PC, se faz favor!

Rui Bacelar
nRansomware Nudes Ransomware PC
Créditos da imagem: Kaspersky

Esta peculiar informação foi publicada originalmente no blog daKaspersky e traz-nos de volta a uma das maiores maleitas do ciberespaço em 2017, o ransomware. Esta nova vertente de nRansomware distingue-se pelo método de pagamento exigido, as nudes (jargão para fotografias contendo nudez ou de cariz íntimo).

Vê ainda: BlueBorne – A ameaça que usa o Bluetooth para se alastrar

Por "ransomware" entenda-se os programas maliciosos ou software malicioso concebido com o intuito de extorquir dinheiro à vitima. Para tal bloqueiam o acesso ao computador ou encriptam as informações nele armazenadas.

Em seguida é apresentada uma mensagem que te exige um pagamento, normalmente em Bitcoins, para que possas aceder novamente à tua máquina e a tudo o que nele tenhas armazenado.

nRansomware, a nova estirpe de ransomware?

Se a ameaça de ransomware já era uma das piores maleitas do ciberespaço em 2017 agora ficou ainda pior. De acordo com os peritos da MalwareHunterTeam a nova estirpe de malware chama-se nRansom e segue o mesmo "modus operandi" do tradicional malware, diferindo apenas no pagamento exigido.

Olhando com mais atenção para o nRansomware, este parece ser do tipo "blocker" e não do tipo "cryptor", isto é, em caso de infeção os teus dados não serão encriptados mas o teu computador será remotamente bloqueado.

Depois de tantas estirpes de ransomware a peculiaridade deste está no tipo de pagamento exigido. Dez fotografias de cariz íntimo e com cenas de nudez são exigidas à vitima como único meio para recuperar o acesso à sua máquina / computador.

Este ransomware exige o pagamento em nudes

Os hackers afirmam ainda que vão, de alguma forma, verificar se essas nudes pertencem efetivamente à vitima antes de enviarem o código que desbloqueará o computador.

Até à data o nRansom só foi detectado no ficheiro nRansom.exe o que significa que este apenas afetará máquinas que utilizem o sistema operativo Windows.

Relativamente ao destino dessas nudes exigidas só podemos especular porque é que os meliantes as querem. A intimidação, exposição social ou mesmo a chantagem para extorquir dinheiro às vítimas são cenários plausíveis.

A agência Kaspersky aconselha as possíveis vítimas a não pagar o resgate, seja em moeda digital (Bitcoin) ou em informações / conteúdo pessoal, não deixa de ser um pagamento.

Pode parecer ridículo e não mais do que uma partida de muito mau gosto está agora a ser encarado como uma ameaça real, estando já listado nas bases de dados da Hybrid Analysis e da VirusTotal.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

A tua máquina alguma vez foi vítima de Ransomware?

Outros assuntos relevantes:

Apple, o iPhone 8 Plus é o teu melhor smartphone

Nokia 2 chegará acompanhado por mais um smartphone da HMD

Google pondera investimento milionário em Centro de Dados na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.