Novos iPad Air e iPad Pro trarão mudança há muito pedida

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos pontos menos positivos que todos os utilizadores do iPad apontam é o posicionamento da sua câmara frontal no topo. Isto significa que sempre que fizeres uma chamada de vídeo, terás de colocar o tablet na vertical, o que nem sempre é ideal.

Para as próximas gerações do iPad Air e iPad Pro, essa lacuna será resolvida. Segundo avança o utilizador Instant Digital na plataforma chinesa Weibo, a câmara frontal destes modelos passarão para a lateral do equipamento.

iPad Air e iPad Pro terão finalmente a sua câmara frontal na lateral

Esta fonte avança que a Apple mudará também o posicionamento da câmara do iPad Air. Esta medida será aplicada em ambas as versões de 10,9 polegadas e 12,9 polegadas que a empresa deverá desvendar em breve.

iPad Pro

Tal notícia junta-se aos indícios deixados pelo código-fonte do iOS 17.4 a apontar para uma decisão semelhante no iPad Pro. Aí, pode ler-se: "Durante a configuração do ‌Face ID‌, o ‌iPad‌ precisa estar em paisagem com a câmara na parte superior do ecrã."

Esta é uma mudança há muito pedida pelos utilizadores, porém, levanta outras questões. Dúvidas relacionadas sobretudo com a Apple Pencil que tem de ser acoplada magneticamente à lateral do iPad Air e do iPad Pro para carregar.

Ora, ao transitar a câmara frontal para a lateral do iPad, a Apple terá de encontrar uma nova solução para o carregamento da Apple Pencil. Com um novo modelo desta caneta prestes a ser anunciado, espera-se que esta traga uma solução para isto.

Importa notar que estes não serão os primeiros tablets da Apple com esta alteração. A décima geração do iPad já conta com a sua câmara frontal na lateral, por isso, parece-nos natural que os restantes modelos da linha iPad sigam o mesmo trajeto.

Espera-se que uma nova geração do iPad Air e iPad Pro OLED sejam anunciados ainda este mês. Portanto, não deverá faltar muito para ficarmos a conhecer todas as novidades preparadas pela Apple para estes modelos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.