A empresa japonesa Rice Robotics quer mudar a ideia de que a Inteligência Artificial é fria, impessoal e distante.
E nada melhor que recorrer a um novo robô que se carateriza pelo seu aspeto simpático e que pretende conquistar as pessoas criando empatia.
O que diferencia o robô Rice Robotics é “o seu fator humano”
A Rice Robotics está já a usar os seus novos robôs empáticos. A empresa japonesa quer acabar com os estereótipos criados à volta da tecnologia de Inteligência Artificiale colocou, num arranha-céus em Hong Kong, vários robôs que atendem pessoas 24 horas por dia.
De acordo com o responsável da empresa, Victor Lee, o que diferencia os robôs da Rice Robotics é, precisamente, “o seu fator humano. O design destas máquinas foi especialmente concebido para fornecer ao utilizador uma experiência “o mais natural possível”.
Estes modelos têm olhos de cão bebé para que as pessoas não só sintam empatia imediata, como também se sintam mais confortáveis na presença da máquina. Para já, os robôs tratam de várias tarefas relacionadas com a manutenção do edifício onde estão que vão desde a desinfeção de áreas até à entrega de encomendas.
Área de hotelaria está a abraçar a era robótica
Tendo em conta que a experiência está a correr bem, Victor Lee pretende expandir os seus robôs para outros mercados além do Japão.
E o empresário japonês pode ser bem-sucedido nos seus planos. Um relatório de 2022 mostrou que as vendas de robôs de serviço aumentaram 48%, face ao ano anterior.
Mas o setor hoteleiro parece estar a abraçar a era robótica com mais entusiasmo que as restantes áreas. Em 2022, as vendas de robôs para este setor aumentaram em 125%.
Editores 4gnews recomendam: