
A TomTom acaba de apresentar o Tom, um novo dispositivo inteligente que promete tornar a condução mais segura ao alertar os condutores sobre perigos na estrada, sem necessidade de olhar para o ecrã.
Este pequeno acessório funciona como uma extensão da nova aplicação de navegação TomTom. O objetivo é simples: emitir alertas sonoros e luminosos sobre radares, engarrafamentos, obras ou obstáculos, reduzindo o risco de distrações ao volante.
O Tom é um pequeno dispositivo sem ecrã que se fixa no tablier e comunica diretamente com o smartphone através de Bluetooth. A partir da aplicação TomTom, o sistema recolhe informações de trânsito em tempo real graçasaos inputsdos condutores mas também de fontes externas.
Sistema de cores

Em vez de distrações visuais, o Tom recorre a um sistema de cores para informar o condutor sobre o que acontece na estrada:
- Azul – radares fixos, móveis e zonas de controlo de velocidade;
- Amarelo – acidentes, veículos imobilizados, obras, objetos na via ou condições perigosas;
- Vermelho – engarrafamentos e trânsito intenso;
- Laranja intermitente – excesso de velocidade detetado;
- Azul e laranja alternados – aproximação a um radar a alta velocidade.
Graças a um botão central físico, os condutores também podem confirmar ou enviar relatórios de incidentes, tudo sem tocar no smartphone.
Bateria e preço
A ausência de um visor faz desta uma solução muito inteligente. Isto porque de acordo com um estudo de maio de 2025, os condutores passam em média 200 segundos distraídos por viagem devido ao uso de smartphones e ecrãs de navegação. Mesmo com sistemas como o Android Auto e o CarPlay, a tentação de olhar para o ecrã mantém-se.
O dispositivo conta com bateria recarregável de longa duração, que pode funcionar até 30 dias por carga, entrando automaticamente em modo de espera quando o veículo é estacionado. O carregamento é feito através de porta USB.
O Tom já está disponível para encomenda no site oficial da TomTom em Portugal por 79,99 euros e não requer qualquer assinatura. As primeiras unidades começam a ser entregues ainda este mês na Europa.