Novo recurso Google evita "espreitadelas" indiscretas para o teu PC

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a desenvolver um novo recurso muito útil para todos os utilizadores que trabalhem em ambiente open space.

O recurso Human Presence Sensor tem como objetivo aumentar a privacidade dos utilizadores dos equipamentos Chromebook.

Recurso Human Sensor Presence alerta os utilizadores para olhares indiscretos ao seu ecrã

Segundo o site AndroidPolice, a Google está a desenvolver um novo recurso que poderá ser muito útil aos utilizadores, especialmente aos que trabalham em ambiente open space ou estão num local repleto de olhares indiscretos.

O novo recurso chama-se Human Presence Sensor e está preparado para lançar um alerta sempre que o portátil do utilizador é alvo de uma espreitadela indiscreta. A funcionalidade desde há algum tempo que está listada no Chromium Gerrit e, por essa razão, acredita-se que é algo em que a Google anda a trabalhar.

Anteriormente, já tinha sido noticiado de que o recurso Human Sensor Presence podia funcionar como ferramenta de desbloqueio, através de reconhecimento facial do utilizador. Mas agora parece que a funcionalidade também vai avisar os utilizadores de todos os olhares furtivos para o seu ecrã.

Novo recurso Google escurece automaticamente o ecrã para evitar que o conteúdo seja visto

O novo recurso vai recorrer às webcams dos portáteis para rastrear a quantidade de pessoas no enquadramento e reagir consoante as configurações que o utilizador definiu previamente.

Assim que o recurso detetar a presença de alguém "alheio ao serviço", o utilizador é alertado através de um ícone de um olho que surge no ecrã. De seguida, o recurso pode desligar notificações ou escurecer automaticamente o ecrã para evitar que o conteúdo do ecrã seja visto.

Este é um recurso bastante útil para todos aqueles que trabalham rodeados de pessoas, seja no escritório, em casa ou até mesmo num espaço público. Mas, infelizmente, este recurso apenas estará disponível nos portáteis chromebook e só deve ser lançado durante o próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Fall Guys terá finalmente a melhor novidade para PlayStation e PC
  • Spotify e Netflix celebram a parceria mais aguardada pelos fãs
  • Microsoft Surface Duo 2 é posto à prova em teste de resistência (vídeo)
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt