
A Microsoft está a preparar-se para dar mais um passo na integração entre smartphones e PCs no Windows 11. A empresa começou a testar um suporte aprimorado para a retoma de atividades entre dispositivos, que permitirá aos utilizadores continuar no computador tarefas iniciadas em aplicações do Android, ampliando a funcionalidade introduzida no ano passado.
Na altura, o Windows 11 passou a permitir a retoma de sessões do OneDrive iniciadas em telemóveis Android diretamente no PC. Agora, conforme reportou o The Verge, a funcionalidade está a ser expandida para incluir a reprodução do Spotify, sessões de navegação na internet e trabalhos em aplicações do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint.
A novidade faz parte da atualização mais recente do canal Release Preview do Windows 11, que começou a ser distribuída ontem. Com ela, será possível, por exemplo, iniciar uma música no Spotify no smartphone e retomá-la no computador, continuar a navegação do Edge a partir do telefone ou prosseguir com a edição de documentos iniciados no telemóvel.
“Esta atualização expande a funcionalidade de Retomar entre Dispositivos, recurso que a Microsoft introduziu pela primeira vez na atualização não relacionada com a segurança do Windows de maio de 2025 ( KB5058499 ). Agora pode continuar atividades do seu telefone Android no seu PC, com base nas aplicações e serviços que usa, incluindo retomar a reprodução do Spotify, trabalhar no Word, Excel ou PowerPoint, ou continuar uma sessão de navegação.
Utilizadores de telefones Android da Vivo podem continuar a navegar pelo navegador Vivo nos seus computadores.
Se usa um telemóvel Android da HONOR, OPPO, Samsung, Vivo ou Xiaomi, pode retomar ficheiros online abertos na aplicação Microsoft Copilot do seu telemóvel e continuar a trabalhar neles no seu PC. Os ficheiros serão abertos na aplicação Microsoft 365 correspondente no seu PC, caso esteja instalada.”
- Microsoft.
Como lembra o The Verge, o funcionamento desta novidade lembra bastante o Handoff do macOS, recurso que permite retomar tarefas entre Mac, iPhone, iPad e Apple Watch. A Microsoft tinha anunciado oficialmente o suporte à retoma de tarefas entre dispositivos durante a conferência Build do ano passado.
A presença da funcionalidade no Release Preview indica que o lançamento para o público geral deve acontecer em breve.