Novo processador Kirin 960 da Huawei apresentado oficialmente

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Tempo de leitura: 2 min.

Para quem não sabe a Huawei possui a sua própria gama de processadores, chamados de Kirin e hoje foi apresentado o seu novo processador octa-core, o Kirin 960.

Este novo processador foi construído com o processo de 16nm, e possui quatro núcleos de processamento ARM Cortex A73 com uma velocidade de 2.4GHz, juntamente com 4 núcleos de menos potência Cortex A53 com 1.8GHz de velocidade.

Vê ainda: Apple poderá abandonar entradas USB no novo Macbook Pro

Este novo Kirin também será o primeiro processador a utilizar a nova GPU Mali-G71 MP8, GPU esta que poderá vir também a equipar o próximo flagship da Samsung, o Galaxy S8, melhorando o desempenho em jogos em 180% em relação a Mali-T880.

Para que possamos ter um ponto de referência a Huawei comparou este seu novo processador com o A10 que vem equipado no iPhone 7 e 7 Plus, sendo que o processador da empresa de Cupertino foi mais rápido no teste single-core, enquanto que o Kirin 960 liderou no teste multi-core.

Mas como o processador não interfere apenas na fluidez do terminal, o novo Kirin possui um novo ISP que ajudará a que os resultados obtidos pela câmara do smartphone, as fotos serão mais nítidas e melhorará também as distâncias focais e os campos de visão em relação às gerações anteriores.

No que toca ao seu consumo energético a Huawei garante que o Kirin 960 consome menos 20% de energia.

Relativamente à segurança a empresa Chinesa também fez alguns melhoramentos no que toca aos pagamentos feitos com o smartphone os dados são incorporados directamente no SoC, sendo mais difícil quebrar a criptografia, esta nova criptografia foi certificada pela UnionPay e pelo People´s Bank da China, indo de acordo com as novas exigências do país para pagamentos móveis.

Mas as melhorias de segurança não ficam por aqui e a Huawei incluiu neste seu novo processador um novo sistema de segurança de 3 camadas, o que torna também mais difícil quebrar a criptografia.

A marca não revelou quais seriam os próximos terminais a vir com este processador equipado, no entanto, podemos esperar que o próximo Huawei Mate 9 poderá vir a albergar este seu novo processador.

Talvez queiras ver:

Vê em direto a aterragem da nave ExoMars no planeta vermelho

Novos processadores Qualcomm trarão mais smartphones com Dual-câmaras

Espanhola Zetta enganou muita gente prometendo equipamentos de grande qualidade a baixo custo