Novo processador da Samsung poderá chamar-se Exynos 9810

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Foi em 2015 que ficamos a conhecer a gama de processadores Exynos desenvolvidos pela própria Samsung. Num ano em que o concorrente Snadpragon 810 foi assombrado pelos seus problemas de sobreaquecimento, eis que a marca sul-coreana tirou um coelho da cartola e apresentou-nos, conjuntamente com o seu Galaxy S6, o Exynos 7420.

A sua performance foi de tal forma surpreendente (conseguindo ombrear com o Snapdragon 810) que, a partir daí, começamos a prestar uma atenção especial a esta gama de processadores.

Vê também: primeiro teaser relativo a uma nova geração de processadores Exynos. Tal dava a entender que a Samsung estaria já a trabalhar na geração nove dos seus processadores, porém nada mais foi avançado.

Hoje as coisas mudam um pouco de figura. Através da rede social LinkedIn, foi dado a entender que novo processador da Samsung será o Exynos 9810, aquele que sucederá ao Exynos 8890 presente nos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

Quem divulgou as primeiras informações relativas ao novo Exynos 9810 foi alguém ligado ao departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa sul-coreana.

Segundo esta fonte, este novo processador será apresentado em duas versões, o Exynos 9810V e o Exynos 9810M. As diferenças entre os dois modelos contemplam uma GPU Mali-G71 de 18 núcleos e de 20 núcleos, respetivamente. Quanto ao seu CPU, os mesmos possuirão a tecnologia Mongoose M2, a evolução dos núcleos M1 do ano passado.

Infelizmente não foram divulgadas mais informações relativamente a este novo processador. Não sabemos, pelo menos por enquanto, qual será a frequência do mesmo, nem qual o número de núcleos presentes. Todavia, é uma dedução lógica esperar que o Exynos 9810 seja produzido no mesmo processo de 10nm que o novo Snapdragon 835, uma vez que ambos serão produzidos pela Samsung.

Será que o novo Samsung Galaxy S8 terá uma versão com o novo processador Exynos 9810? Atendendo ao passado da marca, tal parece-me plausível, mas teremos de aguardar até à apresentação do equipamento para desfazer esta dúvida.

Outros assuntos relevantes:

Está confirmado! LG G6 terá construção em metal

Moto G5: Imagem real do smartphones mostra-nos detalhes do dispositivo

Android Oreo parece ser a sugestão do Vice-Presidente do Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.