Novo MacBook Pro 16" virá com um ecrã que te deixará impressionado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois da apresentação dos primeiros MacBook Air e MacBook Pro de 13" com processador M1, a expectativa em torno do novo modelo de 16 polegadas é enorme. Mas a acreditar num novo relatório, haverá outra novidade que os utilizadores vão adorar.

Informações provenientes da cadeia de produção dos portáteis da Apple afirmam que o novo MacBook Pro de 16" virá com um ecrã com tecnologia mini-LED. Esta tecnologia providenciará um maior contraste e a melhor reprodução de cores alguma vez vista nos portáteis da Apple.

É importante não confundir a tecnologia micro-LED com a mini-LED. A última, que deverá chegar ainda este ano ao novo MacBook Pro de 16", tem que ver com a retroiluminação do ecrã e não com o tipo de painel usado.

Quais as vantagens da adoção do mini-LED

Tal como o nome indica, esta tecnologia consiste em LED`s de menor dimensão. Em rigor, estes possuem cerca de um quinto do tamanho dos LED´s usados atualmente, o que permitirá à Apple encaixar um maior número de LED´s no mesmo espaço físico.

Espera-se que com a adoção da tecnologia de iluminação mini-LED a Apple consiga incorporar até 10 mil LED´s num painel de 16 polegadas. Esta concentração resultará numa experiência de visualização mais rica e uniforme em toda a extensão do ecrã.

Isto poderá ser usado mesmo em telas LCD, reduzindo assim o diferencial de qualidade de imagem existente entre estes e os painéis OLED. Ademais, os painéis LCD são mais baratos que os OLED.

Não podemos ainda esquecer o menor consumo energético que um painel com iluminação mini-LED requer. Este ponto, aliado à impressionante autonomia providenciada pelo SoC M1, promete fazer as delícias de todos os utilizadores do vindouro MacBook Pro de 16 polegadas.

Pro Display XDR dá-nos uma amostra do potencial desta tecnologia

O primeiro vislumbre do potencial da tecnologia mini-LED chegou-nos no ecrã Pro Display XDR, lançado por ocasião do último Mac Pro. Também neste ecrã, a Apple usou LED´s menores para oferecer uma experiência de visualização de nível profissional.

O Pro Display XDR consiste num painel IPS LCD que oferece um brilho máximo de 1600 nits e um rácio de contraste de 1,000,000:1. O resultado foi amplamente elogiado, ate mesmo no seio dos utilizadores mais exigentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple está mais perto de dotar os MacBook com carregamento sem fios inverso
  • Apple demorou uma década para desenvolver o processador M1
  • Apple: próximo iPad vai ter design renovado, iPad Pro sem novidades
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.