Novo iPad Pro da Apple tem até 16GB de RAM. Mas há uma limitação

Bruno Coelho
Comentar

Pela primeira vez nos seus tablets, a Apple revelou oficialmente qual a RAM disponível nos recém-lançados iPad Pro. Tal prende-se, obviamente, com o facto de serem terminais muito poderosos, pela primeira vez equipados com o SoC M1 e completamente focados em desempenho.

No entanto, mesmo os modelos mais poderosos parecem estar limitados pelo iPadOS. Na rede social Twitter, um desenvolvedor confirmou que mesmo os modelos com 16 GB de RAM têm o mesmo número de RAM disponível.

“Até agora, todos os iPads com o M1 têm o mesmo número de RAM disponível. Assim que tivermos acesso a mais, vamos informar”, pode ler-se na publicação da app Procreate na rede social.

Nos fóruns da referida app, um programador afirma que o limite está nos 5,1 GB, independentemente do modelo. “Após mais testes posso escrever que tanto os iPads M1 de 8 GB ou 16 GB limitam a memória para apps aos mesmos 5,1 GB. O iOS 14.6 não resolveu isso”, afirma.

Embora nunca seja suposto as aplicações usarem a maioria da RAM, parece haver potencial nestes novos iPad que a Apple ainda não "desbloqueou". E isso poderá acontecer após a WWDC, em junho, quando a fabricante revelar novidades neste sistema operativo.

Recorde-se que, durante esse evento, é esperado que a Apple possa lançar aplicações de produtividade como o Final Cut ou o Logic Pro para os iPad. Até essa performance ser desbloqueada, os iPad Pro continuarão a ser equipamentos muito potentes, mas limitados pelo próprio sistema.

Editores 4gnews recomendam

  • Apple Watch ‘esmaga’ concorrência da Samsung e Huawei
  • AirPods Pro 2 chegam no próximo ano com um novo design
  • Apple lança iOS 14.6 para o iPhone: conhece as novidades
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.