Novo iMac com Apple Silicon não terá a funcionalidade que todos pedem!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple parece estar a preparar uma nova linha de computadores iMac para este ano, com as tão ansiadas alterações ao seu design que vêm sido faladas há vários meses. No entanto estas novas unidades com molduras mais finas e processador Apple Silicon não devem oferecer a possibilidade de desbloqueio através de Face ID.

Segundo um novo rumor avançado por Mark Gurman esta forma de autenticação biométrica não será incluída nos modelos iMac previstos para 2021, mas isso não quer dizer que não façam parte de futuras revisões.

Apple iMac 2021 com novo design mas sem Face ID

Gurman refere que os modelos de 2021 vão mesmo apresentar molduras mais finas e um aspeto mais semelhante ao dos iPad Pro.

Como seria de prever a Apple deve também optar por incluir na máquina um dos seus processadores Apple Silicon, seja ele o já conhecido M1 ou uma outra versão especificamente desenhada para este tipo de produto.

Ao que parece a Apple chegou também a estudar a hipótese de incluir o Face ID nestes novos modelos de iMac, mas decidiu pela sua não inclusão. Para muitos utilizadores é uma desilusão, já que esperavam poder desbloquear o computador de forma mais rápida e prática.

O Face ID era algo que grande parte dos fãs da Apple pedia para todos os novos computadores de Cupertino, mas parece que vamos ter de esperar mais algum tempo por esta funcionalidade.

Novos iMac podem trazer novo processador A14T

Mesmo sem Face ID, a Apple vai procurar entregar um desempenho muito acima do oferecido pelas versões anteriores, que recorriam a processadores da Intel.

Algumas vozes têm vindo a público para alertar para a possibilidade da Apple colocar no interior dos novos iMac um processador A14T de nível desktop, recorrendo ao processo de fabrico de 5nm da TSMC.

Existe também um grupo que acredita na inclusão de um chip M2, algo que até faria mais sentido tendo em conta o posicionamento e estratégia da Apple neste segmento de mercado.

Mesmo sem Face ID as alterações ao design devem ser suficientes para deixar muita gente entusiasmada, já que emprestam ao computador um aspeto muito mais moderno. Se a isto juntarmos maior capacidade de processamento talvez a Apple esteja perante um caso sério de sucesso.

Para já todas estas informações devem ser interpretadas como rumores, mas Cupertino deve falar oficialmente sobre os novos iMac ainda durante a primeira metade deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Watch ajuda polícia a salvar mulher raptada
  • Apple: MacBook Air de próxima geração será ainda mais elegante
  • Apple estará a preparar grandes mudanças para o iMac em 2021
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.