Novo assistente de navegação Safari com IA? Sim, pode ser uma novidade Apple

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Já se sabe que o novo iOS 18 vai incluir várias funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial. E agora um novo rumor sugere que uma dessas funcionalidades pode ser um assistente de navegação Safari, baseado em IA generativa.

Coming in iOS 18:- "Safari browsing assistant"- "Encrypted visual search"Both features seem to use the Private Relay infrastructure to send data to Apple (so that they don't know your IP?).

— Nicolás Álvarez (@nicolas09F9) 10 de abril de 2024

A informação chega através de Nicolás Álvarez, conhecido por “esmiuçar” códigos. O leaker também partilhou na rede social X que outro dos novos recursos pode ser pesquisa visual encriptada.

Nicolás Álvarez explica que os dois novos recursos vão usar a infraestrutura Private Relay da Apple para enviar dados à empresa. De acordo com este leaker, esta é uma prática da empresa para garantir a privacidade de dados do utilizador, visto que a estrutura não assimila os IP usados.

No entanto, é relevante salientar que o iCloud Private Relay só está disponíveis para utilizadores com assinaturas pagas no iCloud+.

Entretanto, na rede social X, na área de comentários ao seu tweet, Nicolás Álvarez explicou que o iCloud Private Relay a que se refere é na verdade “gateway HTTP esquecido”.

Pouco se sabe sobre o funcionamento dos novos recursos

De acordo com o site 9to5Mac, o novo assistente de navegação Safari pode ser algo semelhante ao assistente do navegador Edge da Microsoft. Este já está equipado com recursos CoPilot IA.

Também pouco se sabe sobre o segundo recurso avançado: pesquisa visual encriptada. Pelo nome, espera-se que seja uma versão mais segura e com maior privacidade dos recursos já existentes. Mas a Apple pode surpreender tudo e todos com algo totalmente novo.

A agência de notícias Bloomberg está também a avançar que a Apple pode fazer parceria com uma empresa como a Google para potencializar alguns dos seus novos recursos baseados em Inteligência Artificial.

Mas até à conferência WWDC que começa no dia 10 de junho, a empresa de Tim Cook muito provavelmente não vai fazer anúncios oficiais relacionados com estas questão. Tudo porque será nesta conferência que a Apple vai apresentar o novo iOS 18 e estas mesmas funcionalidades IA.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt