Nas últimas horas, tem dado uma grande polémica a voz do ChatGPT-4o. Pelos vistos, o problema é que esta tem grandes semelhanças com a atriz Scarlett Johansson. Face à situação, a OpenAI decidiu eliminar a voz da sua assistente de Inteligência Artificial (IA).
Ainda assim, a empresa não reconhece que tenha feita alguma coisa para replicar a voz da famosa atriz. A assistente em questão chama-se “Sky” e, segundo a OpenAI, não tem qualquer relação com Johansson.
A Open AI garante que não é imitação
“Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural” - refere a empresa (via Gizmodo).
De qualquer forma, a Open AI não informa qual a atriz que deu voz a “Sky”, por questões de confidencialidade. Recorde-se que o ChatGPT-4o foi lançado há cerca de uma semana e tem um total de cinco vozes.
De acordo com a mesma fonte, o processo de seleção das vozes demorou cerca de cinco meses. Tanto assim é que a própria empresa assegurou que trabalhou com profissionais da área, desde dobradores, a agências, a outros elementos altamente especializados desta indústria.
Sobre a audição que levou à escolha da voz de “Sky”, a OpenAI abriu o jogo e explicou como funcionou este processo. Segundo a empresa, estes receberam um amplo guião de respostas do ChatGPT e não se limitaram a interpretá-lo.
Antes pelo contrário, a OpenAI garante que “era importante para nós que cada ator entendesse as intenções do Modo Voz antes de se comprometer com o projeto”, tal como cita a Gizmodo.
Posto isto, das cinco vozes que existiam, há uma que deixa de existir, ficando apenas quatro. Por isso mesmo, é expectável que nos próximos tempos chegue uma substituta para “Sky”.
A empresa sugere que esse lançamento pode acontecer nas semanas que se avizinham.