Nova versão do Google Chrome aposta na segurança! Entende as mudanças

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google anunciou uma panóplia de atualizações para o navegador Google Chrome na versão M79, que está a ser lançada hoje. As novidades centram-se nas definições de segurança, de forma a torná-las mais fáceis de configurar e melhorar a experiência de utilização no geral.

Google Chrome vai avisar-te se a tua palavra-passe for insegura

Anteriormente só disponível através da extensão Password Checkup, esta função vai estar nativa no Google Chrome. O navegador irá essencialmente avisar-te caso a tua palavra-passe ou combinação com username tenha sido comprometida numa fuga de dados conhecida.

O Chrome utiliza uma base de fugas de informação de forma a cruzar os dados e informar o utilizador se as suas credenciais já foram comprometidas. O navegador então irá incentivar-te a alterar a tua palavra-passe, para que não comprometas a tua segurança. A função pode ser desativa na opção "Sincronização e serviços Google".

Proteção contra phising em tempo real

Ataques de phishing envolvem tentativas de roubar informação pessoal. Um dos métodos mais comuns são links falsos levam a sites passando-se por endereços legítimos. Aqui entra a nova proteção em tempo real da Google, integrada no Chrome.

Esta proteção irá trabalhar em conjunto com o Safe Browsing, analisando a legitimidade de cada site, através do endereço. Caso o site em questão não se encontre na lista considerada segura pela Google, o utilizador recebe um aviso de que o site que vai visitar pode ser nocivo.

A Google afirma que este sistema aumenta a eficácia da proteção em 30%. Anteriormente, o Google Chrome fazia esta verificação apenas de 30 em 30 minutos, permitindo aos criminosos mais habilidosos trocar de páginas, escondendo-se da deteção da Google com sucesso.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google resolve um dos maiores problemas com o Gmail na nova atualização
  • Sem ideias para as prendas de Natal? Serviço da Google mostra-te o que está na moda
  • Como usar o Google Maps em modo anónimo e quais as vantagens
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.