A empresa japonesa NEC anunciou uma nova tecnologia que utiliza a câmara selfie dos telemóveis para monitorar diferentes aspetos da saúde do utilizador. Trata-se do Sistema de Monitorização Facial e de Partes da Face.
Através da análise do rosto e das pupilas da pessoa, a tecnologia poderia rastrear diversas métricas e detetar sinais precoces de "anormalidade" que possam indicar problemas de saúde.
A tecnologia encontra-se em fase de desenvolvimento
Segundo a NEC, a nova tecnologia é capaz de monitorar com precisão a respiração, taxas de SpO2, níveis de estresse, oxigénio no sangue, entre outras métricas, classificando-as como "anormais" ou "normais".
"Ao analisar os mínimos movimentos oculares causados pelas contrações involuntárias dos músculos oculares, é possível estimar com mais precisão o estado do corpo e da mente de um indivíduo", afirma a empresa no seu website.
A NEC tem a expectativa de lançar o Sistema de Monitorização Facial e de Partes da Face em telemóveis a partir de 2024 ou um pouco depois. Atualmente, a tecnologia está em fase de pesquisa e desenvolvimento e ainda não possui certificação regulatória.
Por outro lado, a NEC tem sido classificada inúmeras vezes como a tecnologia de reconhecimento facial mais precisa do mundo, de acordo com testes realizados pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA. No entanto, ainda teremos que esperar um pouco mais para ver isso no mercado global.
Além disso, a NEC vai enfrentar concorrência. Durante o MWC 2023, a empresa canadiana Nuralogix apresentou a sua própria tecnologia de smartphone capaz de fornecer métricas de saúde e fatores de risco para diversas doenças. Esta tecnologia já foi submetida à aprovação regulatória do órgão regulador dos Estados Unidos, a FDA.
Editores 4gnews recomendam: