Nova PlayStation Portátil (PSP) pode estar a caminho. Descobre porquê

Bruno Coelho
Comentar

É preciso recuarmos até 2004 para o lançamento da PlayStation Portable (PSP), e até 2011 para a sua sucessora – a PlayStation Vita. Chegados a 2019, a Sony pode estar a pensar em voltar ao mundo das consolas portáteis.

Segundo revela o site Let’s Go Digital, a Sony Interactive Entertainment publicou na passada semana uma patente para aquilo que parece ser um cartucho. Certo é que a PlayStation 5 não vai usar cartuchos, pelo que podemos estar perante o primeiro indício de um regresso da PlayStation portátil.

A patente em questão foi submetida a 26 de junho deste ano, e publicada a 5 de novembro. Como podes ver na imagem abaixo, o título refere-se a uma ‘Configuração aplicada a/em dispositivo de gravação e armazenamento de dados’

Paten PlayStation
Patente de 'cartuchos' pedida pela Sony ao governo brasileiro. Crédito: Let's Go Digital

Devemos ter em conta que a Sony usou cartuchos no passado nas suas consolas portáteis, pelo que esta possibilidade deixa-nos a pensar num regresso. Em 2018 a Sony deixou também de produzir jogos físicos para a PS Vita.

Nintendo é rainha absoluta das consolas portáteis

Embora este seja um bom indicador, não é certo que a Sony se volte a colocar neste luta. O gaming mobile tem cada vez mais força, mas ainda assim a Nintendo surge bastante relevante como única força no mercado das consolas portáteis.

O facto de a Nintendo Switch se ter revelado um verdadeiro sucesso pode ter feito a Sony pensar duas vezes. Se tal se verificar, será interessante ver a integração da consola com serviços como o PlayStation Now. Além disso, a abordagem também é um ponto importante, já que a Nintendo Switch pode também ser ligada à televisão.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.