
A União Europeia quer implementar mecanismos de verificação de idade para proteger os menores dos perigos das redes sociais e conteúdo para adultos. Contudo, isso poderá trazer consequências negativas para o Android como o conhecemos.
O problema que se coloca é que o órgão europeu quer implementar no Android uma aplicação para legitimar o processo. Mas para isso funcionar, é necessário que a aplicação seja descarregada da Play Store, o que pode acabar com a possibilidade de instalar apps de outras fontes.
O que mudará no Android com a proposta da União Europeia
Conforme alerta um utilizador no Reddit, a proposta europeia visa implementar no Android uma aplicação para verificar se a verificação de idade efetuada é genuína. Mas para que esta funcione, é necessário acesso ao sistema de Integridade da Play Store.
O grande problema que se coloca é que este sistema só funciona num sistema operativo validado pela Google e em aplicações descarregadas da Play Store. Além disso, todos todas as verificações de segurança do dispositivo têm ser aprovadas.
A adoção deste sistema de verificação de idade deve ser implementado em todos os Estados Membros. E para que o mesmo funcione devidamente, será necessário que todas as aplicações sejam descarregadas da Play Store.
Embora alguns possam olhar isto como um passo na direção certa para reforçar a segurança e privacidade dos utilizadores, outros veem uma ameaça às liberdades do Android. E uma das mais relevantes foi sempre a instalação de aplicações de fontes terceiras.
A proposta atual da União Europeia prevê a implementação do tal sistema de Integridade da Play Store. Este irá limitar a instalação de aplicações fora da loja da Google e ainda limitar as possibilidades daqueles que se dedicam ao desenvolvimento de ROM´s alternativas para o Android.
O problema já foi levantado na plataforma Github, numa tentativa de sensibilizar o legislador europeu para as consequências da sua proposta atual. Para já, não houve resposta da parte dos responsáveis pela elaboração desta lei.