A linha MacBook Pro representa o que de melhor a Apple consegue fazer no mercado dos portáteis. São computadores fantásticos, mas com espaço para melhorar ainda mais.
Nesse sentido, alguns utilizadores sugerem há vários anos que a Apple adicione um ecrã tátil a estes computadores. Após vários anos de recusa, parece que a Apple vai mesmo atender a esses pedidos.
MacBook Pro com ecrã tátil pode chegar no final de 2026 ou início de 2027
A previsão do primeiro MacBook Pro com ecrã tátil chega-nos do conceituado analista Ming-Chi Kuo. Na sua mais recente publicação no X, ele prevê que, em um ou dois anos, a Apple lance o seu primeiro portátil com ecrã tátil.
Esta novidade será incorporada na tão aguardada adoção de painéis OLED nos MacBook Pro. O analista acredita que a Apple irá adicionar um painel sensível ao toque, dando resposta ao pedido que alguns utilizadores fazem há anos.
Kuo afirma ainda que estes modelos entrarão em fase de produção em massa no final de 2026. Essa calendarização coloca a possível apresentação oficial deste MacBook Pro no final de 2026 ou início de 2027.
Hábitos dos utilizadores iPad estarão na origem desta decisão
Importa relembrar que a Apple rejeitou várias vezes a adição de ecrãs táteis aos MacBook. Contudo, se a previsão de Ming-Chi Kuo se concretizar, isso mostra que a empresa mudou de ideias.
Algo que contribuiu para isso, segundo este analista, foram os hábitos dos utilizadores iPad. Estes indicam que, em alguns cenários, a possibilidade de controlos por toque pode aumentar a produtividade e toda a experiência de utilização.
Mas com a adição de um ecrã tátil ao MacBook Pro, a linha que separa este produto de um iPad será ainda mais ténue. A separação entre estes dois tipos de produtos sempre bloqueou algumas mudanças em ambas as plataformas, mas isso está perto de terminar.
MacBook acessível não terá ecrã tátil, pelo menos no início
Ming-Chi Kuo traz também para a discussão o rumorejado modelo MacBook mais acessível com um processador igual ao do iPhone. O analista afirma que este modelo não receberá um ecrã tátil na sua primeira versão, mas não descarta essa opção para o futuro.
Em suma, a Apple poderá estar prestes a revolucionar a forma como utilizamos um MacBook. Será que o ecrã tátil é mesmo necessário neste tipo de computador?