
Como funciona o recurso de hipertensão no Apple Watch
Com o lançamento dos novos Watch Series 11 e Watch Ultra 3, a Apple trouxe para os seus wearables as notificações para a condição de hipertensão.
Na prática, os smartwatches Apple usam os dados recolhidos pelo sensor cardíaco ótico para monitorizar como os vasos sanguíneos reagem a cada batimento cardíaco. O recurso funciona, em segundo, durante 30 dias para uma análise mais precisa.
Se durante esse período, o utilizador se mantiver dentro dos intervalos saudáveis esperados, o Apple Watch não diz nada. Mas se detetar sinais de hipertensão vai emitir um alerta para o utilizador.
Esse alerta chega sob a forma de notificações e pode recomendar um reajuste de hábitos ou mesmo aconselhar uma consulta no médico.
Como ativar as notificações de hipertensão
Consegues ativar o recurso para notificações de hipertensão na app Apple Watch que tens instalada no teu iPhone. Tens de ter atenção que a funcionalidade não está ativada por padrão. Para ativares, faz os seguintes passos:
- Começa por abrir a app Apple Watch no iPhone;
- Navega até ao menu “o meu relógio” e segue para a opção código de acesso;
- Desliza para baixo o ecrã, até encontrares a opção para ativar a “deteção de pulso”;
- Depois segue para a app Saúde no teu iPhone;
- No canto superior direito, toca no ícone do teu perfil;
- Escolhe “recursos”, seguido de “lista de verificação de saúde”;
- Depois é só tocar em notificações de hipertensão.
Agora já tens as novas notificações a funcionar. A Apple salienta que os seus smartwatches não detetam condição de hipertensão na gravidez, assim como não monitorizam a pressão arterial.
De qualquer forma, com este recurso, os Apple Watch podem alertar os utilizadores para uma situação de saúde que merece atenção, tornando-se assim numa boa ferramenta de chamada de atenção.